Pensadores Filosóficos da Pedagogia em pauta durante seminário


Por em 17 de junho de 2024



Alunos do Polo São Mateus do Maranhão do Programa Ensinar/Uema promoveram o seminário “Pensamento pedagógico na época contemporânea: pensadores, ideologias e influências na educação” de uma forma diferente, por meio de uma encenação teatral, simulando cenários educativos no âmbito dos quais assumiram o papel dos próprios pensadores, expressando ideologias, concepções e práticas educativas. O momento fez parte da disciplina História da Educação, ministrada pelo Prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque.

O objetivo foi apresentar as vertentes do pensamento pedagógico contemporâneo e seus principais pensadores, por meio de cenários representativos de cada momento histórico, possibilitando aos acadêmicos construírem uma aprendizagem significativa, assumindo o protagonismo dos principais pensadores da época.

“A ideia foi propor uma atividade interessante, construtiva e significativa, ao propiciar aos acadêmicos do curso de Pedagogia que assumissem um outro tipo de protagonismo no âmbito da disciplina História da Educação, vivendo um cenário no âmbito do qual incorporaram os próprios pensadores do pensamento pedagógico contemporâneo. A atividade foi enriquecedora, tanto do ponto de vista da apropriação dos conteúdos teórico-conceituais, quanto do alcance dos objetivos delineados. Foi um momento em que todos aprenderam de forma criativa e lúdica, dando sentido e significado à construção do conhecimento”, explicou o professor.

Para a aluna Weyla Renata dos Santos, foi uma experiência incrível. “Ficamos maravilhados. Foi uma experiência extremamente incrível, super dinâmica, divertida e foi um prazer representar para os nossos colegas e também levar um pouco sobre esse conhecimento e momentos da vida de Paulo Freire”, disse ela.

De acordo com a aluna Dulcicleia Bezerra, “foi um privilégio interpretar o filósofo Émile Durkheim, em poder apontar a importância do real significado do trabalho social do professor naquela época, trazendo isso para nossa realidade de hoje. É importante entendermos o passado para compreender o futuro. Ao trazer isso para nossa realidade percebi que houve uma evolução muito grande. É valido destacar que a educação está constantemente buscando nos aprimorar como profissionais cada vez mais capacitados, abertos às novas mudanças para assim podermos colocar em prática o que sonhamos, que é uma educação futura mais justa para todos”.

Francisca Maria de Sousa destacou “que foi uma experiência enriquecedora, muito proveitosa. Conseguimos lidar melhor com o conteúdo. Foi incrível”.

Raimundo Leomar Braga e Ana Carolayne de Sousa ressaltaram o privilégio de aprender sobre esses pensadores e de uma forma dinâmica, enriquecedora, diferente, leve.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens