Estudantes do Curso Tecnólogo em Gestão da Qualidade utilizam simulador Beer Game para aprendizado em Logística

Por em 19 de junho de 2024

No último final de semana, estudantes do curso tecnólogo em Gestão da Qualidade do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), do Campus Itapecuru Mirim da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), utilizaram o simulador gerencial Beer Game para aprender conteúdos da disciplina Logística e Administração de Materiais

Com o jogo, os estudantes foram estimulados a agir e pensar de forma sistêmica, exercitando o planejamento e o raciocínio lógico, aplicando na prática conceitos de gerenciamento da cadeia de suprimentos integrada.

A ideia de utilizar essa metodologia ativa foi da professora da disciplina e coordenadora do curso, Thayanne Ferreira, que ressaltou aspectos importantes do simulador que facilitam o aprendizado dos discentes.

“O Beer Game permite que os alunos apliquem conceitos teóricos de gestão da qualidade e logística em um ambiente controlado, mas realista. Isso facilita a compreensão e retenção do conhecimento adquirido em sala de aula. Os estudantes percebem como a qualidade da informação impacta diretamente a eficiência operacional. Na gestão da qualidade, informações precisas e oportunas são essenciais para a redução de erros e otimização dos processos logísticos. Então, essa prática educacional inovadora prepara melhor nossos estudantes para serem profissionais competentes e capazes de tomar decisões eficazes em suas futuras carreiras,” comentou a professora.

Para a estudante Débora Cristina dos Santos, essa dinâmica ajudou a ampliar os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas.

“Foi uma dinâmica totalmente diferente e muito boa, pois pudemos ampliar vários outros conhecimentos adquiridos ao longo das aulas da disciplina. O conhecimento agregado nos permitiu antecipar uma questão muito importante do mercado, relacionada à demanda e priorização dos clientes, além de pensar no atendimento rápido, seguro e eficiente” disse a aluna.

Por Débora Souza