Editora Uema lançará catálogo virtual para preservação de árvores e palmeiras de São Luís nesta próxima quinta-feira (06)

Por em 5 de junho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) lançará nesta quinta-feira (06), a partir das 15h, no Gabinete da Reitoria da Uema, o catálogo virtual “Árvores e Palmeiras SLZ”. A publicação é resultado do inventário do patrimônio vegetal com valor histórico, cultural, beleza cênica e interesse público na capital maranhense. O objetivo é auxiliar a manutenção das espécies, por meio do planejamento e manejo de arborização.

O catálogo foi produzido pelo Ministério Público do Maranhão, Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Universidade Estadual do Maranhão, Fórum Estadual de Educação Ambiental, Departamento Estadual do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A proposta do MPMA é que o catálogo seja atualizado anualmente com novas espécies e a publicação se torne um documento de referência para a educação ecológica, além de auxiliar o reconhecimento da vegetação presente nas praças, parques, ruas e avenidas de São Luís.

Foram catalogadas 15 espécies: amendoeira, angelim, barrigudeira, babaçu, cajueiro, castanha do Maranhão, coqueiro, dendê, ipê-amarelo, ipê-rosa, mangueira, oitizeiro, olho de pavão, palmeira de Manila e palmeira-imperial. O evento de lançamento promete reunir autoridades acadêmicas, pesquisadores e entusiastas do meio ambiente, todos comprometidos com a valorização e proteção do rico patrimônio natural de São Luís.

Faça o download do arquivo:

Por: Ascom/Uema