Editora Uema lança catálogo virtual sobre preservação de árvores e palmeiras de São Luís

Por em 7 de junho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) lançou nesta quinta-feira (06), no Gabinete da Reitoria da Uema, o catálogo virtual “Árvores e Palmeiras SLZ”. A publicação é resultado do inventário do patrimônio vegetal com valor histórico, cultural, beleza cênica e interesse público na capital maranhense. O objetivo é auxiliar a manutenção das espécies, por meio do planejamento e manejo de arborização.

O lançamento foi marcado pela presença de professores, pró-reitores, colaboradores e assessores da Uema, além de representantes do Ministério Público e o Instituto Municipal da Paisagem Urbana. O vice-reitor da Uema, Prof. Dr. Paulo Catunda, comentou “não temos como proteger aquilo que não conhecemos, portanto, produzir e se comprometer em atualizar um catálogo como esse, nos enche de orgulho e principalmente, reforça o papel da universidade com a sociedade”.

O catálogo foi produzido pelo Ministério Público do Maranhão, Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Universidade Estadual do Maranhão, Fórum Estadual de Educação Ambiental, Departamento Estadual do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A proposta do MPMA é que o catálogo seja atualizado anualmente com novas espécies e a publicação se torne um documento de referência para a educação ecológica, além de auxiliar o reconhecimento da vegetação presente nas praças, parques, ruas e avenidas de São Luís.

Durante sua fala, o Dr. Cláudio, representante do Ministério Público, destacou a importância da parceria entre Uema e MP. “A parceria com a Uema foi fundamental para a viabilização deste projeto, que combina o conhecimento acadêmico com a atuação prática do MPMA na defesa do meio ambiente. Esperamos que este catálogo se torne um recurso valioso para estudantes, pesquisadores e toda a comunidade de São Luís”, enfatizou.

Foram catalogadas 15 espécies: amendoeira, angelim, barrigudeira, babaçu, cajueiro, castanha do Maranhão, coqueiro, dendê, ipê-amarelo, ipê-rosa, mangueira, oitizeiro, olho de pavão, palmeira de Manila e palmeira-imperial.

Por: Ascom/Uema

Fotos: Rafael Carvalho