Direção de Ciências Biológicas do Programa Ensinar continua com as visitas técnico-pedagógicas pelos polos que ofertam o curso

Por em 14 de junho de 2024

O Diretor do Curso de Ciências Biológicas do Programa Ensinar de Formação de Professores, Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva, continuou as visitas técnico-pedagógicas pelos polos que ofertam o curso. Nesse final de semana, foi a vez de Coroatá e Codó.

“As visitas aos polos para as entregas dos materiais de laboratório e dos livros acadêmicos para uso discente e docente seguem. Desta vez, estivemos nos polos de Coroatá e Codó. Dialogamos com os estudantes, interagimos com as coordenadoras dos polos e seus assistentes, realizamos as escutas e informamos sobre as rotinas institucionais acerca das aulas de laboratório no Curso de Ciências Biológicas Licenciatura. E seguimos na itinerância”, disse o diretor.

Para a Coordenadora do Polo Codó, Ducenir Paz da Silva, a visita foi de extrema importância. “A direção teve a oportunidade de conhecer as demandas dos polos in loco para assim sanar com maior ênfase as problemáticas apresentadas e dialogar com os estudantes, pontuando temas de interesse a todos. Na ocasião, recebemos livros de apoio ao ensino de Ciências e temas específicos para auxiliar as pesquisas dos discentes e foi pontuada a aquisição do Laboratório de Ensino para as demandas específicas do curso. Assim, nos sentimos privilegiados em fazer parte de uma equipe que demonstra a preocupação e responsabilidade com o curso/programa em ofertar uma educação de qualidade aos seus discentes, facilitando o diálogo e conexões que facilitam a vida acadêmica”, destacou ela.

De acordo com a Coordenadora do Polo Coroatá, Lília Gomes, a visita garante uma conexão direta com as atividades acadêmicas e administrativas. “Esses momentos permitem identificar desafios e, também, oferecem suporte. Creio que isso demonstra um comprometimento da direção com o desenvolvimento e a qualidade do ensino oferecido pela instituição”, ressaltou.

As visitas têm os seguintes objetivos: conhecer os polos e interagir com a coordenação e os estudantes realizando a escuta institucional sobre o curso; avaliar os espaços físicos para as montagens dos laboratórios de ensino de Biologia; entregar materiais de laboratório específicos das aulas de ciências biológicas (microscópio, vidarias, modelos didáticos e equipamentos rotineiros de aulas de laboratório); entregar livros universitários da área de Biologia e Didática para compor a biblioteca setorial; e discutir sobre outros assuntos que surgirem nas visitas técnicas relacionadas ao curso.

Por: Paula Lima