CTIC conclui o 1º módulo do projeto de Inclusão Digital para Idosos

Por em 26 de junho de 2024

Na última terça-feira (18), aconteceu  o encerramento do primeiro módulo do projeto de Inclusão Digital para Idosos, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) e pela Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no laboratório do curso de Engenharia de Computação, localizado no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) do Campus Paulo VI.

O projeto tem como objetivo fornecer acesso e desenvolver habilidades em tecnologia da informação e comunicação para pessoas idosas, visando integrá-las à era digital, melhorar sua qualidade de vida, promover a independência e facilitar a participação na sociedade contemporânea.

Os encontros do primeiro módulo duraram 20 dias, com aulas às terças e quintas, das 8h às 9h30, e envolveram a aprendizagem de habilidades básicas de informática, navegação na internet, uso de aplicativos e dispositivos eletrônicos, uso das redes sociais, email, além da compreensão dos benefícios e riscos associados à tecnologia.

As atividades foram ministradas pelo coordenador da CTIC, Prof. Reinaldo de Jesus da Silva, pelo voluntário Nildson de Castro Pinheiro Mello e pelos bolsistas Matias Gonçalves Cunha e Luiza de Nazaré Silva Cunha, por meio de programas de treinamento especializados e adaptações de interface para atender às necessidades específicas dos idosos, melhorando a integração social, a saúde mental e a autonomia, permitindo que estejam mais conectados com familiares, amigos e a comunidade em geral.

O segundo módulo está previsto para começar no dia 9 de julho e vai até dia 28 de novembro. Para participar, é preciso realizar a inscrição, que será divulgada posteriormente no Instagram Oficial da CTIC, informando quando e como realizá-la. Neste 2º módulo, serão apresentadas atividades sobre navegação na internet, uso de email, redes sociais e de como proteger a privacidade online.

Podem participar do projeto de inclusão digital, idosos da comunidade acadêmica da Uema e da comunidade entorno da universidade.

Para esclarecimentos, entre em contato com a CTIC ou com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), ambas localizadas no Campus Paulo VI. Essas unidades fornecerão detalhes adicionais sobre o processo de inscrição e a participação no projeto.

Por: Karolynne Sodré