Coordenadora Geral do Programa Ensinar ministra palestra sobre Educação Patrimonial durante Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal

Por em 7 de junho de 2024

A Coordenadora Geral do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, Profa. Dra. Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, ministrou a palestra “Aprendizagens em Educação Patrimonial”, durante Encontro de Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal de Educação de São Luís, no âmbito do Programa Patrimônio nas Escolas.

O evento, que foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), em parceria com a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), aconteceu nos dias 03 e 04 de junho.

“O encontro trouxe essa temática. Então, fomos convidados a participar por termos um projeto voltado para a educação patrimonial dentro da formação continuada de professores. E a palestra objetivou provocar os professores a revisitarem os seus conceitos sobre aprendizagens, as teorias da aprendizagem, as teorias do desenvolvimento cognitivo e da teoria interacionista para poder se entender como trabalhar com a educação patrimonial, levando os lugares de memória para a sala de aula para que os alunos reconheçam e valorizem o legado do patrimônio cultural da nossa cidade. Então, foi um momento muito rico e profícuo”, disse a Profa. Maria Goretti.

Sobre o Programa Patrimônio nas Escolas

O Programa , iniciado em 2021, foi desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Editora Quereres, especializada em publicações infanto juvenis sobre o Patrimônio Cultural.

O programa possibilita o desenvolvimento de uma maior compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal da cidade de São Luís, em especial seu Centro Histórico, tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial.

Mais de 38 mil estudantes estão recebendo materiais de alta qualidade sobre o Patrimônio Cultural de São Luís.

Por: Paula Lima