Uema gradua 503 novos profissionais em São Luís

Por em 21 de junho de 2024

Nesta quinta-feira (20), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou a colação de grau 2023.2 no auditório do Multicenter Sebrae, em São Luís. A cerimônia foi dividida em dois momentos: às 10 horas da manhã, a formatura dos alunos dos cursos de bacharelado, enquanto às 19 horas foi a vez dos formandos dos cursos de licenciatura. Uma celebração marcante, reunindo estudantes, familiares e membros da comunidade acadêmica em um ambiente de alegria e reconhecimento.

O vice-reitor Paulo Catunda presidiu a cerimônia dos cursos de bacharelado, enfatizando a importância da formação de novos profissionais para o cenário profissional do Maranhão e do Brasil. Catunda destacou: “A universidade segue fazendo seu papel na sociedade, que é colocar profissionais de qualidade no cenário profissional do Maranhão e até mesmo do Brasil. Em momentos como este, temos o sentimento de que estamos executando bem as nossas funções. Como eu costumo falar, a entrada de novos alunos, o acolhimento e a colação, nos dão certeza de que o ciclo perfeito da universidade está acontecendo, e isso é bom para a sociedade maranhense. Parabenizo toda a gestão da Uema, os professores, alunos e todos que trabalham juntos para fazer este ciclo acontecer no dia a dia.”

No período da noite, o reitor Walter Canales presidiu a outorga de grau dos cursos de licenciatura, ressaltando a felicidade e a importância do momento para os alunos e seus familiares.

“Um momento de felicidade para os alunos, seus familiares, professores, gestores e toda a família Uema. São mais de 500 novos profissionais entregues ao mercado de trabalho na data de hoje, concluindo uma etapa de extrema importância em suas vidas, que com certeza transformará os seus futuros. Eu, como reitor da Universidade Estadual do Maranhão, os parabenizo e os chamo para que assumam essa grande responsabilidade de desenvolver o nosso estado por meio de suas novas carreiras, suas novas profissões”, celebrou o reitor.

Ao todo, 503 estudantes colaram grau nesta solenidade, marcando o encerramento de um ciclo acadêmico e o início de novas jornadas profissionais.

Cursos de Bacharelado:

– Música
– Pedagogia
– Química

Ao final da cerimônia, como forma de destaque e reconhecimento pelo desempenho durante a graduação, a Uema torna pública a valorização do seu corpo discente e com isso, instituiu, por meio da resolução do Conselho Universitário, o título de Mérito Acadêmico. Este título é concedido aos alunos que alcançaram maior coeficiente de rendimento ao longo do seu curso de graduação.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:

Cursos Bacharelado:
Administração: Ana Beatriz da Silva
Agronomia: Lúcio Rafael Rocha de Moraes
Arquitetura e Urbanismo: Gabriele Santos Costa
Ciências Biológicas: Carlos Manoel Soares de Souza
Ciências Sociais: Maria Heloísa Alves Crispim Cirilo
Direito: Laís Maria Costa Andrade
Engenharia Civil: Tarcísio Vieira Lisboa Araujo
Engenharia de Computação: Marcos Costa Oliveira
Engenharia Mecânica: Diego Almeida Rodrigues
Formação de Oficiais Polícia Militar: Luiz Henrique Carneiro de Carvalho
Geografia: Alyce Martins Lopes
Medicina Veterinária: Verônica Boaes Castelo

Cursos Licenciatura
Ciências Sociais: Maryane Monroe Martins
Filosofia João Lucas Leal Pinto.
Física: Iury Thiago Dias Botelho
História: Lorrane Costa Ribeiro
Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas: Ester Lavinne Castro Sousa
Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Portuguesa e Literaturas : Patrícia Delly Pereira Fernandes Nunes
Matemática: Mateus Santos Rodrigues
Música: Andreyna Fiama Gonçalves Batista
Pedagogia: Gisele Mendes Lobo
Química: Joady Sousa Ferreira

A colação de grau representa não apenas a conclusão de anos de estudo e dedicação, mas também a continuidade do compromisso da Uema com a formação de profissionais qualificados e preparados para contribuir com o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil. A cerimônia é uma oportunidade para celebrar o esforço e a perseverança dos formandos, destacando a importância da educação superior na transformação social e econômica do país.

Por: Caio Marcos
Fotos: Rafael Carvalho