Campus Santa Inês recebe projeto de descarte consciente de medicamentos vencidos

Por em 28 de junho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Comissão da AGA em Santa Inês, anunciam uma importante parceria com a rede de drogarias Drogasil, varejista de produtos farmacêuticos e cosméticos, para promover o descarte correto de medicamentos vencidos e sem uso. Todas as embalagens e medicamentos recolhidos, no Campus da Uema de Santa Inês, serão cuidadosamente pesados e entregues à Drogasil.

Para facilitar o descarte consciente dentro da Universidade Estadual do Maranhão, foi instalado um coletor. Esse coletor está disponível para todos os acadêmicos e funcionário, que desejam descartar medicamentos vencidos ou obsoletos de maneira correta. A Drogasil se encarregará do descarte seguro e ambientalmente responsável, onde destinará a uma empresa especializada, que irá recolher e incinerar esses medicamentos, seguindo todas as normas ambientais.

O Professor Dr. Denis Furtado, Presidente da Comissão da AGA Santa Inês diz: “Esse projeto é de suma importância para preservação do meio ambiente. Sabemos dos inúmeros impactos negativos que a eliminação de medicamentos em lixo comum pode causar ao solo, mananciais e ao meio ambiente. Com isso, contamos com a participação de todos os acadêmicos e funcionários da Uema de Santa Inês, como multiplicadores dessa conscientização de preservação ao meio ambiente. Tragam seus medicamentos vencidos ou que não usam mais e contribuam para um planeta mais limpo e seguro. Nosso ponto de coleta está à disposição para receber esses resíduos, garantindo que sejam tratados da forma adequada.”

Desta forma, a UEMA vem cumprindo a Lei N.º 9.975 – Política Nacional de Educação Ambiental e executando a AGENDA 2030, em prol do desenvolvimento sustentável mundial, por meio desta ação, executando o ODS 4 (Educação de qualidade). Além de estar correlacionado com a categoria de EDUCATION (Ed) do GreenMetric.

Por: AGA/Uema

Fotos: AGA/Uema