Campus Balsas deu início ao I Simpósio de Pedagogia com foco em Pesquisa, Extensão e Inovação em Educação

Por em 27 de junho de 2024

Começou ontem (26), o I Simpósio de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Balsas, com o objetivo de proporcionar discussões sobre os desafios contemporâneos relacionados aos planos e ações envolvendo Pesquisa, Extensão e Inovação em Educação. O evento, denominado I SIPED, visa também fomentar reflexões sobre as pesquisas científicas realizadas por docentes e discentes do Curso de Pedagogia, promovendo espaços de diálogo entre profissionais, pesquisadores, estudantes de Pedagogia e outros participantes. Além disso, o simpósio busca compartilhar saberes, conhecimentos e experiências sobre abordagens pedagógicas de pesquisa e extensão na educação contemporânea.

O evento está sob a coordenação do Prof. Dr. Leonardo Mendes Bezerra, com a colaboração dos professores do Curso de Pedagogia do Campus Balsas e o apoio de bolsistas de Iniciação Científica e Monitoria. O simpósio promove uma comunicação interativa entre estudantes do curso de Pedagogia e de outros cursos de licenciatura, além de divulgar pesquisas concluídas e em andamento no âmbito da iniciação científica.

A programação do I SIPED inclui uma palestra de abertura e diversos minicursos, como os sobre elaboração e atualização do Currículo Lattes, ministrado pelo Prof. Me. Tiago da Costa Barros Macedo (IFMA/São Raimundo das Mangabeiras), sobre jogos como metodologia de ensino nas aulas de Matemática, conduzido pela Profa. Dra. Lourimara Farias Alves Barros, e sobre tecnologias para a pesquisa, apresentado pela Profa. Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues (PPGE/Uema). A palestra “Vida acadêmica: integração entre ensino, pesquisa e extensão” foi proferida pela Profa. Dra. Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (Uema/UemaSul).

O evento tem contado com uma excelente participação, demonstrando o compromisso do Campus Balsas e do Curso de Pedagogia com o desenvolvimento de uma educação de qualidade e comprometida.

Por: Karla Almeida