Campus Balsas celebra 30 anos de história com grandes conquistas e novas perspectivas

Por em 17 de junho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Balsas celebrou seu trigésimo aniversário com uma programação diversificada, refletindo três décadas de dedicação à educação e ao desenvolvimento da comunidade acadêmica local. As comemorações incluíram uma Sessão solene na Câmara dos Vereadores, visita às obras do novo Campus, inauguração de um Laboratório de Línguas e um evento festivo no Campus, onde foram entregues os prêmios “Amigos da Uema”.

Desde sua criação, o Campus Balsas tem demonstrado um compromisso com a educação na região sul do Maranhão. Ao longo de sua trajetória, a instituição tem se empenhado em formar, capacitar e atualizar profissionais, integrando-os à realidade local e despertando seu potencial para promover o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. Este compromisso se manifesta através de uma ampla gama de cursos e projetos que buscam produzir e disseminar conhecimento orientado para a cidadania e formação profissional, com ênfase no desenvolvimento do Maranhão.

Através do ensino, pesquisa e extensão, a universidade prioriza o desenvolvimento do Maranhão. Além disso, o Campus Balsas oferece cursos na modalidade semipresencial, gerenciados pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), e pelo Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), ampliando assim o acesso à educação superior.

Durante a cerimônia de comemoração foi realizada a entrega do prêmio “Amigos da Uema” a todos aqueles que contribuíram e continuam contribuindo para o crescimento e sucesso da instituição. Esta homenagem destacou o papel significativo de cada um no fortalecimento do Campus, reforçando o sentimento de gratidão e reconhecimento pela dedicação e esforço contínuo.

Retomada das obras do novo Campus

Vale destacar que neste ano de comemoração, o Governador do Maranhão Carlos Brandão autorizou a retomada das obras do novo Campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Localizada na Avenida Universitária, Bairro Cidade Universitária, a construção está prevista para ser concluída em duas etapas. A primeira etapa focará na entrega de três conjuntos de laboratórios, cada um contendo quatro salas, um depósito e dois banheiros, além de melhorias na entrada e no estacionamento.

“O projeto inicial inclui três cubos com os laboratórios, mais a parte da entrada e o acesso ao estacionamento. A segunda parte será iniciada com o processo de licitação para que seja reiniciado esse serviço”, detalhou o reitor Walter Canales.

A retomada das obras representa um marco importante para a comunidade acadêmica e a população local, que aguardam com expectativa a expansão das instalações e a melhoria na infraestrutura educacional. O novo Campus visa atender à crescente demanda por cursos e laboratórios, oferecendo um ambiente moderno e adequado para o desenvolvimento acadêmico e científico.

Com a conclusão da primeira etapa, estudantes e professores poderão usufruir de novas salas de aula e laboratórios, essenciais para a formação prática e teórica. O acesso facilitado ao estacionamento também é uma das prioridades, visando maior comodidade e segurança para todos os usuários do campus.

A segunda etapa da obra será iniciada após o processo de licitação, conforme explicou o reitor Canales, garantindo a continuidade e a finalização completa do projeto. A previsão é que, com a conclusão das obras, o Campus Balsas se torne um polo de referência no ensino superior da região, contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional e socioeconômico do Maranhão.

A autorização do Governador Carlos Brandão para a retomada das obras reafirma o compromisso do governo estadual com a educação e o progresso regional, promovendo sempre melhorias que beneficiem a população e impulsionem o crescimento sustentável.

Celebração dos 30 anos: Um marco na história da Uema

As comemorações dos 30 anos do Campus Balsas não foram apenas um olhar para o passado, mas também uma celebração das conquistas presentes e um vislumbre do futuro promissor. A inauguração do novo Laboratório de Línguas é um exemplo do contínuo investimento na qualidade do ensino e na ampliação das oportunidades para os estudantes.

O evento comemorativo no Campus, que contou com a presença de autoridades, professores, alunos e membros da comunidade, foi um momento de reflexão sobre a trajetória da instituição e seu impacto na região.

Ao longo de seus 30 anos, o Campus Balsas tem se destacado pela busca constante da excelência acadêmica e pela inclusão social. A oferta de cursos semipresenciais e tecnológicos amplia o acesso à educação, possibilitando que um número maior de pessoas possa se qualificar e contribuir para o desenvolvimento da região.

O compromisso com a pesquisa e a extensão universitária fortalece a integração entre a universidade e a comunidade, promovendo projetos que atendem às necessidades locais e estimulam a inovação e o empreendedorismo.

O futuro do Campus Balsas é promissor. Com a retomada das obras do novo Campus e o contínuo investimento em infraestrutura e qualidade de ensino, a Uema se prepara para enfrentar os desafios do futuro, formando profissionais capacitados e comprometidos com o desenvolvimento do Maranhão.

A celebração dos 30 anos do Campus Balsas é um testemunho do impacto positivo que a educação pode ter na vida das pessoas e no desenvolvimento de uma região. A Uema continua a ser uma força motriz na transformação social e econômica do sul do Maranhão, reafirmando seu compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento sustentável.

Por: Karla Almeida