Biofábrica de Insetos integra o Circuito Salas Verdes

Por em 13 de junho de 2024

A Biofábrica de Insetos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) passou a integrar, no mês de maio, o “Circuito Salas Verdes” (Campus Paulo VI) da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA).

A Biofábrica, que pertence ao curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Uema, surgiu como ferramenta de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de utilizar insetos como agentes de preservação da biodiversidade, controle biológico de pragas e decomposição da matéria orgânica.

A integração da Biofábrica ao Circuito visa despertar a curiosidade dos visitantes para que possam ter contato com várias espécies de insetos (tanto os que são benéficos quanto pragas agrícolas), além de participar de atividades práticas de caráter educacional sobre a importância dos insetos no equilíbrio dos ecossistemas, sua diversidade e abundância, assim como seu papel na preservação dos recursos naturais.

Localizada no contêiner nº 5, da Vila dos Contêineres da Uema Campus Paulo VI, a Biofábrica está aberta à visitação de toda a comunidade acadêmica da Uema e comunidade externa, além de estudantes de escolas públicas e particulares de todos os níveis de ensino.

A visita à Biofábrica integra o Circuito Salas Verdes, e pode ser agendada por meio do email aga@uema.br ou pelo número (98) 98734-9741.

O projeto é coordenado pela Profª Joseane Souza, do Curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) – Campus Paulo VI, e pelo Prof. John Ausique, do Curso de Gestão do Agronegócio do Campus Itapecuru Mirim.

A equipe da Biofábrica é constituída por bolsistas de Iniciação Científica, extensão e voluntários do curso de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) da Uema.

Entre os insetos criados na Biofábrica, destacam-se:

Insetos benéficos

–  Vespa Parasitoide de ovos (Telenomus podisi Ashmead, 1893)

– Decompositor de matéria orgânica: Barata-de-Madagascar (Gromphadorhina portentosa)

– Herbívoro e com adaptação de camuflagem: Bicho-pau (Cladomorphus phyllinum)

Insetos-praga

– Sugador: Percevejo-marrom (Euschistus heros Fabricius, 1974)

– Desfolhador: Grilo-preto (Grillus assimilis Fabricius, 1775)

– Besouros de produtos Armazenados: (Sitophilus sp., Acanthoscelides obtectus, Callosobruchus maculatus e Zabrotes subfasciatus)

Para esclarecimentos, entre em contato por meio do email biofabricainsetosuema@gmail.com ou Instagram @biofabricainsetosUema.

Por: Karolynne Sodré