Bibliotecárias da Uema participam de reunião na UFMA para fortalecimento das bibliotecas universitárias

Por em 24 de junho de 2024

A Universidade Estadual do maranhão (Uema), por meio da a equipe de bibliotecários do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/Uema), participou de uma reunião aberta na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O encontro teve como objetivo a construção de estratégias para análises, discussões e desenvolvimento das bibliotecas universitárias no Estado do Maranhão.

Durante a reunião, a gestora Kátia Soares dos Santos, do SIB/UEMA, apresentou os projetos, serviços e produtos que a Uema vem desenvolvendo e aprimorando ao longo dos anos. Em seu discurso, ela destacou a importância de compreender a evolução dessas instituições para aprofundar as discussões sobre o papel das bibliotecas universitárias no âmbito das instituições de ensino superior. Kátia enfatizou que essas bibliotecas são essenciais para a formação crítica e ética dos indivíduos, capacitando-os para exercer seu protagonismo social de maneira eficaz.

“Entender a evolução dessas instituições contribui para aprofundar as discussões em torno do papel das bibliotecas universitárias no âmbito das instituições de ensino superior, destacando sua importância, sua evolução e suas contribuições para a formação crítica e ética de indivíduos capazes de exercer com êxito seu protagonismo social”

O encontro reuniu profissionais de diversas instituições de ensino superior do estado, promovendo um ambiente de troca de experiências e colaboração mútua. A iniciativa reflete o compromisso das universidades em fortalecer suas bibliotecas como espaços de aprendizado, pesquisa e desenvolvimento intelectual.

Por: Ascom/Uema

Fotos: SIB/Uema