Arraial 2024 do Campus Caxias anima comunidade acadêmica com festa tradicional

Por em 18 de junho de 2024

Foi realizado na noite do último sábado (15), na Rua das Sombrinhas, situada no Morro do Alecrim, o Arraial do Campus Caxias. O evento reuniu estudantes, professores, moradores locais e visitantes em uma celebração repleta de alegria e tradição.

A Diretora do Campus, Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro, falou: “É importante que o Arraial da Uema seja realizado porque é a cultura de nosso estado, são as festas juninas. Os universitários mantêm essa cultura. Isso favorece o desenvolvimento social e lúdico, contribuindo para o bem-estar físico e mental dos estudantes, além de integrá-los à comunidade caxiense. O Arraial foi uma parceria com a Secretaria de Cultura do município, com quem sempre realizamos atividades culturais. O evento também recebeu o apoio da Uema e da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da universidade”.

O acadêmico Rayfran Pereira, do Curso de Ciências Sociais, se manifestou: “Desde 2022 organizamos o Arraial da Uema para ajudar os alunos a arrecadarem fundos para seus cursos e salas ou formaturas. Neste ano tivemos uma parceria ainda maior, com a Secretaria de Cultura de Caxias, e tivemos um grande evento, com Juninas Estilizadas, danças tradicionais, Bumba-Meu-Boi e cantores ao vivo. O resultado disso foi a venda total, por parte das barracas, dos nossos acadêmicos e a admiração, por parte das pessoas, para com a Universidade”.

Ele prosseguiu: “Para que todo o processo saísse do papel, a primeira parceria que fizemos foi com a própria Uema, através da professora Valéria, a Diretora, e com todos os cursos do Campus Caxias. Logo, agradeço a todos que se fizeram presentes e se divertiram no nosso arraial. Esperemos agora o Arraial 2025”.

Um dos presentes era o cantor Dê Mendonça, que opinou: “Estou em Caxias prestigiando este evento maravilhoso, entre Caxias e a comunidade. Está muito bom. Obrigado a todos os organizadores, me sinto lisonjeado de estar aqui”, agradeceu.

A jovem Yasmim Revil também fez uso da palavra: “Estou achando fantástico o evento. Extremamente organizado, bem policiado, com danças maravilhosas e destaco o Boi Encanto de Caxias, que deu um show de entretenimento. Lotou o local e para mim foi muito satisfatório”, finalizou.

Por: Emanuel Pereira/Campus Caxias

Fotos: Emanuel Pereira/Campus Caxias