Alunos do Programa Ensinar visitam Academia Magalhense de Letras

Por em 19 de junho de 2024

Os alunos dos cursos de Matemática e Geografia do Polo Magalhães de Almeida, do Programa Ensinar/Uema, visitaram a Academia Magalhense de Letras. O momento teve a supervisão dos professores Ana Cléia Silva Pereira e Jaciel Ribeiro Rodrigues, que ministram a disciplina Leitura e Produção Textual.

O objetivo foi conhecer a produção literária local, com vista a realizar uma resenha crítica sobre a obra escolhida.

Os alunos foram recebidos pelo presidente da Academia, Prof. Gilberto Wagner Bezerra Gomes, pela 1º Secretária Maria de Jesus Vilar dos Santos, pelos conselheiros fiscais José Ailton Silva Costa e Gildásio Araújo. Na ocasião, eles puderam conhecer melhor a produção literária e científica da região. Os mesmo foram desafiados a resenhar uma obra poética, na qual a escolhida foi o Livro “Punhado de Poesias”, do escritor Magalhense Antônio de Sousa Portela.

“A Academia Magalhense de Letras tem uma função crucial para preservação da literatura e da cultura de Magalhães, porém muitos alunos não tinham conhecimento da sua existência. Dessa forma, esta ação proporcionou um duplo aprendizado para os alunos das disciplinas de Leitura e Produção Textual do polo Magalhães de Almeida, pois além de produzirem um gênero acadêmico, ao resenhar o livro do poeta Antônio de Sousa Portela, os alunos puderam conhecer o espaço físico da academia e um pouco mais sobre a história da sua cidade, por meio das produções e dos registros materiais existentes no local”, disse a Profa. Ana Cléia.

A aluna Maria Antônia Lima Silva, do curso de Geografia, destacou que durante a visita teve o privilégio de conhecer um pouco mais sobre a história da cidade e também de pessoas que fizeram parte dessa história. “Foi uma experiência fantástica. E, ainda, tivemos a honra de conhecer poetas e escritores magalhenses, que nos levaram a admirar e valorizar mais ainda o nosso município. Foi uma experiência bastante enriquecedora”, ressaltou ela.

De acordo com o aluno  Mateus Nunes, do curso de Matemática, “tivemos a oportunidade de mergulhar em um universo rico de conhecimento e cultura. A visita proporcionou experiências enriquecedoras e aprendizagens significativas, que não apenas ampliam o repertório cultural e intelectual dos estudantes, mas também serviu como forma para nos prepararmos para enfrentar desafios e oportunidades em um mundo cada vez mais globalizado e diversificado, e para a turma foi gratificante, poder está presente, e entender como iniciou e qual a força, que foi necessária para levar em frente, essa porta aberta ao conhecimento”.

Por: Paula Lima