Alunos do Programa Ensinar participam do III Congresso de Geografia da Saúde de Países de Língua Portuguesa

Por em 11 de junho de 2024

Alunos do Curso de Geografia do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão estão participando, de 10 a 13 de junho, do III Congresso de Geografia da Saúde de Países de Língua Portuguesa, com o tema “GeoSaúde e reestruturação socioespacial: das crises aos desafios futuros”.

“A participação de alunos em eventos com essa característica, fora da sala de aula, enriquece a formação deles e leva a eles outras possibilidades além da docência, abre um leque de oportunidades. Nós realizamos um seletivo para ajudar esses alunos, possibilitar que eles vivenciassem a vida acadêmica além da sala de aula, com profissionais da área geográfica ou de outras áreas de conhecimento, que possam enriquecer o currículo dos discentes. E esse incentivo não ficará restrito somente ao curso de Geografia, mas se estenderá a outros cursos, caso tenham eventos dessa natureza aqui no Maranhão”, disse o Vice-Coordenador do Programa Ensinar, Prof. Dr. Fernando Moucherek.

A acadêmica Aldelita Oliveira, do Polo de Parnarama, destacou a busca de conhecimento na sua participação no Congresso. “É sempre bom para nós estudantes aumentarmos o nosso leque de conhecimento na área da educação. O tema é bem interessante, um tema que estamos vivenciando no nosso dia a dia. O evento só tem a somar com o nosso objetivo, que é aprender e se qualificar para se tornar um profissional de qualidade”, frisou.

De acordo com Rubens Fernandes, do Polo Coroatá, “esse momento é importante para adquirirmos conhecimento e levar esse ensino, essa pesquisa, o que vamos aprender aqui durante esses dias, para complementar com nossa carga horária, com nosso curso lá na cidade também”.

Para a aluna Myrelly dos Santos, do Polo de Magalhães de Almeida, a experiência está sendo incrível. “Eu estou adorando. No primeiro dia participei da oficina e as falas da professora têm sido muito esclarecedoras sobre muitas coisas importantes da área da geografia que nem imaginamos antes de começar o curso. Estamos abrindo um leque de experiências, de oportunidades que o curso proporciona. E é incrível, eu espero muito mais do evento”, destacou ela.

A edição de 2024 busca com a temática discutir assuntos importantes não só no âmbito da geografia, como também nas demais ciências afins sobre políticas públicas e planejamento dos territórios, desigualdades e vulnerabilidades socioespaciais, vulnerabilidade climática e riscos ambientais, uso de geotecnologias na saúde e a saúde indígena e das comunidades tradicionais.

O evento conta com uma programação repleta de palestras, mesas-redondas, oficinas, seminários, apresentações de trabalho, entre outras atividades.

Por: Paula Lima/Ensinar