Alunos do Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde do Campus Caxias participam de aula de campo

Por em 26 de junho de 2024

Foi realizada na tarde do dia 25 de junho, das 14h às 18h, com alunos da 11ª e 12ª turmas do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde do Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), uma aula de campo. O local foi uma residência localizada no bairro Nova Caxias. A atividade faz parte da disciplina “Bioecologia e aspectos taxonômicos das principais espécies vetores de doenças tropicais”.

A equipe docente foi composta pela Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro; Profa. Dra Antônia Suely Guimarães e Silva; Profa. Dra. Rosa Cristina Ribeiro e Prof. Me. Judson Chaves Rodrigues.

A professora Valéria falou: “Essa aula prática serve para demonstração de métodos de coleta de insetos transmissores das leishmanioses, dengue, Chikungunya e Zika e explicações sobre medidas de controle e de prevenção para evitar a transmissão das doenças ocasionadas por esses vetores. Esse tipo de atividade é importante porque os mestrandos têm oportunidade de vivenciar as condições locais de saneamento e de urbanização relacionadas com esses agravos tão importantes na saúde pública”, explicou.

Por: Emanuel Pereira/Campus Caxias