Alunos do Campus Timon participam de aula de campo

Por em 10 de junho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Timon realizou, no dia 25 de maio, uma aula de campo do Curso de Geografia EaD na cidade de Teresina – Piauí.

A atividade, que faz parte da disciplina de Climatologia, foi organizada pela coordenação de Polo EaD em Timon, Profª Maria Lucielena da Silva, e do tutor do curso de Geografia, Prof. José Rodrigues de Macedo, em parceria com a gestora da Sala de Situação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH/PI), Profª Sara Cardoso Teixeira de Sousa, juntamente com a Assistente Técnica em Geoprocessamento, Profª Juciara de Oliveira Sousa.

O Campus Timon situa-se numa região de divisa com o Piauí e, nesta perspectiva, com o objetivo de aprofundar os estudos sobre a região e abordar sobre os atuais fenômenos de mudanças climáticas que vêm impactando o cenário global, a aula teve como finalidade proporcionar aos discentes conhecimentos sobre a análise e prevenção de eventuais cenários de risco ao meio ambiente, além de verificar os processos de transformações de monitoramento e previsão de eventos climáticos extremos na região da Bacia do Rio Parnaíba.

A aula teve como roteiro as visitas à Estação Meteorológica, à Plataforma de Coleta de Dados ANA/CPRM, ao Píer do Poti (monitoramento hidrológico do rio) e à Sala de Monitoramento (apresentação de todas as plataformas). A Sala de Situação é vinculada à Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica da SEMARH.

Sobre os cursos Ead no Campus Timon

O Campus também oferece outros cinco cursos de nível superior nessa mesma modalidade,ofertados pela Uema, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), além de curso de pós-graduação lato sensu. Os cursos ofertados são: Licenciatura em Música, Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Produção de Multimídia, Tecnologia em Gestão de Produção Industrial; e uma especialização em Educação Especial e Inclusiva.

Por: Karolynne Sodré