Alunos de Química do Programa Ensinar avaliam a qualidade da água na piscicultura e no abastecimento da cidade durante aula de campo

Por em 14 de junho de 2024

Os alunos do Curso de Química do Polo Turiaçu tiveram aula de campo na disciplina Experimentação em Química, ministrada pelo Prof. Dr. Clebson Santos Cândido. O intuito foi levar eles a avaliar a qualidade da água na piscicultura e no abastecimento da cidade.

A aula foi dividida em dois momentos. O primeiro aconteceu no povoado Canarinho, onde eles fizeram análise físico-química da água de cultivo na piscicultura. No segundo momento, eles estiveram no reservatório Paxiba, onde fizeram uma análise físico-química da água de abastecimento do município de Turiaçu.

Os alunos foram divididos em 3 equipes e coletaram amostras de água em 3 diferentes pontos de cada local estudado. E como atividade avaliativa, eles irão elaborar um laudo químico com recomendações conforme a legislação vigente para os parâmetros analisados.

“Nessa aula de campo, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os procedimentos experimentais em Química, por meio da avaliação da qualidade da água utilizada em atividades agropecuárias desenvolvidas no município”, explicou o professor.

De acordo com a aluna Joelma de Jesus Fernandes, as aulas práticas são incríveis e o professor possui uma metodologia excelente, que permite aos estudantes desenvolver a aprendizagem da melhor forma possível. “Ele sempre tem o cuidado em orientar a todos, antes da realização da aula prática, pontuando os cuidados e as formas de como devemos manipular cada instrumento de uso do profissional de química durante prática. Tudo está sendo didático. Com certeza, todos estão obtendo aprendizagem. Eu fico muito animada quando chega o momento das aulas práticas. Nessa ocasião, podemos realizar os experimentos químicos e ver como as reações acontecem. É incrível ver o processo acontecendo diante dos nossos olhos. Está sendo uma grande experiência na academia e com certeza será para a vida profissional”, disse.

Ana Júlia dos Santos Martins destacou que a experiência foi maravilhosa e que certamente vivenciarão mais vezes. “A aula prática nos permitiu a observação e aplicação de conhecimentos técnicos de uma forma que não seria possível esta experiência apenas com a teoria. Foi de grande importância vivenciar esse momento, pois foi nosso primeiro contato com a química experimental, fazendo o uso de equipamentos que pela primeira vez nos foram apresentados. Espero poder vivenciar mais momentos como este”, ressaltou ela.

Para Maria de Fátima Marques Gomes, “as aulas desde a primeira disciplina sempre despertou o interesse em aprender mais. Admiro a metodologia de ensino do professor, porque ele consegue repassar o conteúdo de forma clara e objetiva. Além do ensino no momento da aula prática, ele aprofunda o conhecimento dando exemplos, nos estimulando a pesquisar ainda mais. Isso torna o aprendizado ainda mais fácil e leve”.

Por: Paula Lima