Alunos de Pedagogia do Programa Ensinar realizam oficina sobre recursos didáticos voltados para a educação infantil

Por em 14 de junho de 2024

Professoras da disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil, do Curso de Pedagogia, realizaram prática com os alunos dos polos Barreirinhas, Carutapera, São Raimundo das Mangabeiras, Pedro do Rosário, Alto Alegre do Pindaré, Buritucupu e Presidente Médici. A atividade foi a culminância da disciplina, supervisionada pelas professoras Solange Alves, Jucilene Silva, Heloísa Varão, Francimere Sousa, Stephany de Sousa, Maria Lurdene Paula e Maria do Socorro Borges.

A atividade foi realizada em forma de oficinas sobre recursos didáticos voltados para a educação infantil. Um momento rico, leve, dinâmico, lúdico e cheio de criatividade.

“Trabalhamos a organização de todo um trabalho pedagógico, com base no que se discutiu sobre a metodologia de ensino da linguagem oral e escrita, a importância da literatura e do texto, assim como o ensinar a matemática, a metodologia triangular do ensino das artes visuais. Sendo assim, propusemos a elaboração de um projeto, a partir de um tema que fosse interessante, provocante e estimulante. Teve fábulas, lendas, literatura de cordel. Vimos a variedade de atividades, por meio das oficinas, trabalhadas com a música, o movimento, jogos didáticos de apoio ao desenvolvimento da linguagem, o conteúdo de matemática, natureza e sociedade. Essa foi a culminância com a apresentação dos recursos que os alunos confeccionaram”, disse a Profa. Heloísa Varão.

Ela, ainda, destacou: “entendemos que não é apenas eles imaginarem uma sequência didática e um projeto, mas é visibilizar isso como atividade prática. Tivemos a oportunidade de vermos uma atividade dinâmica, lúdica e crítica, porque as crianças também precisam analisar de forma crítica a realidade. Então, a disciplina propicia toda essa possibilidade de trabalhar as oficinas, projetos didáticos e, também, planejar sequências”.

De acordo com a Profa. Stephany de Sousa, “a ideia foi contribuir para que o graduando compreenda, historicamente, como se delineou os conceitos de criança e infância, bem como reconhecer que os alunos são protagonistas de sua aprendizagem, aprendam a ser independentes, a pensar, a pesquisar, a socializar, a se colocar diante das situações, além de incentivá-las a usar métodos de pesquisa e criar conhecimento”.

Para a aluna Iraci Sá Menezes, do Polo Barreirinhas, “a disciplina nos traz os princípios teóricos, que orientam a nossa prática pedagógica nessa etapa da educação, mostram as metodologias que podem ser utilizadas nessa faixa etária e abre muito nossos horizontes sobre o desenvolvimento infantil. Nos ajuda a compreender muito sobre as concepções da infância, compreender que as crianças são sujeitos plurais, sujeitos ativos, sujeitos de direitos, de muitas aprendizagens, que elas aprendem interagindo com o meio. O nosso trabalho é fundamental para que essas crianças se desenvolvam”.

Ela, ainda, complementou: “esse momento foi prático. Então, a professora nos ajudou a elaborar um projeto, que foi meio que uma sequência didática. Foi um momento muito rico, de muitas aprendizagens. Creio que demonstramos o quanto já aprendemos a respeito disso e como, futuramente, nos portaremos como pedagogos e como agentes de transformação. Então, foi um momento riquíssimo”.

Por: Paula Lima