Alunos de Geografia do Programa Ensinar exploram a disciplina Geomorfologia no Parque Nacional de Sete Cidades – PI

Por em 5 de junho de 2024

Os alunos do curso de Geografia do Polo Brejo exploraram a disciplina Geomorfologia de uma forma diferente. O professor que ministra a disciplina, Evaldo Monteiro, levou eles para o Parque Nacional de Sete Cidades – PI, no dia 01 de junho.

O objetivo foi explorar e compreender a Geodiversidade e a Biodiversidade do Parque, por meio de uma aula de campo que integra conhecimentos teóricos e práticos da Geomorfologia, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação desse patrimônio natural e cultural.

“Este projeto de aula de campo é fundamental tanto para a formação dos alunos do curso superior em Geografia quanto para o futuro desenvolvimento do município onde atuarão. Proporcionando uma conexão direta entre teoria e prática, essa experiência permite que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula na observação e análise dos elementos geográficos reais do parque, como relevo, clima, vegetação e hidrografia. Além disso, ao vivenciarem de perto a riqueza do patrimônio natural e cultural do parque, incluindo suas formações geológicas únicas, diversidade biológica e vestígios arqueológicos, os alunos desenvolvem um profundo senso de valorização e respeito pelo patrimônio do país”, disse ele.

O professor, ainda, complementou: “essa experiência, também, capacita os alunos a atuarem como agentes promotores do turismo sustentável no município, ao compreenderem os impactos ambientais do turismo e as medidas de conservação necessárias. Esses conhecimentos podem ser aplicados em projetos de planejamento territorial, gestão ambiental e educação patrimonial, contribuindo para o desenvolvimento local e a preservação dos recursos naturais e culturais da região. Assim, este projeto não apenas enriquece a formação dos alunos, mas também oferece benefícios tangíveis para o desenvolvimento sustentável do município. Ajuda principalmente os acadêmicos a entenderem na prática a aplicação dos conceitos estudados na Geomorfologia”.

Para o aluno Rodrigo Lago, foi uma experiência verdadeiramente fascinante. “Ao percorrer a trilha que serpenteia entre as formações rochosas únicas, pude contemplar a grandiosidade da natureza e apreciar as incríveis pinturas rupestres que adornam algumas dessas imponentes rochas. Além disso, a diversidade da fauna e flora local trouxe um encanto adicional à nossa jornada, proporcionando momentos de pura conexão com a natureza. Foi uma experiência enriquecedora e inesquecível que certamente guardarei com carinho em minhas lembranças”, destacou.

De acordo com a acadêmica Cintya Maria Dourado Garcês, “durante a trilha analisamos e conhecemos as várias formações rochosas existentes no parque, além também de conhecer a fauna e da flora. Tivemos a oportunidade de ver as pinturas rupestres e contemplar a belíssima paisagem vista do alto do Mirante. Como futuros geógrafos, trabalhos práticos nos possibilita a percepção dos fenômenos do espaço geográfico e enriquecem nossa formação acadêmica”.

Gabriele Silva frisou que a aula de campo permitiu aplicar conceitos teóricos em um ambiente prático. “Durante a aula de campo, pude observar e analisar formações geológicas, processos de erosão, outras características do relevo em um ambiente real. Além disso, a interação direta com o ambiente natural pode despertar maior interesse pela disciplina e proporcionar uma compreensão mais profunda dos conceitos estudados em sala de aula”, ressaltou.

Por: Paula Lima/Ensinar