Alunos de Geografia do Programa Ensinar realizam estudo exploratório de campo baseado nas principais correntes teóricas da Geografia

Por em 4 de junho de 2024

Acadêmicos do 1º período do curso de Geografia, do Polo Turiaçu, do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão tiveram aula de campo no bairro Rabelão, onde se localiza o estádio de mesmo nome, às margens do rio Carapanaí. O objetivo foi realizar um estudo exploratório de campo baseado nas principais correntes teóricas da Geografia.

O momento fez parte da disciplina Evolução do Pensamento Geográfico, ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Celestino Cordeiro.

Após as aulas teóricas que exploraram as características das principais correntes do pensamento geográfico, os alunos foram divididos em cinco equipes. Cada equipe ficou encarregada de elaborar um roteiro de pesquisa para aplicar os pressupostos teórico-metodológicos de uma dessas correntes. Em trabalho de campo, a turma seguiu o mesmo itinerário, sob a orientação do professor, que esclareceu dúvidas, fez sugestões de observação e cuidados necessários, e, ao final, conduziu uma avaliação crítica da atividade.

No dia seguinte, em sala, cada equipe apresentou seus resultados conforme as perspectivas e métodos adotados. Além disso, destacaram as vantagens de suas abordagens e, depois, as equipes subsequentes realizaram críticas às abordagens anteriores, refletindo o processo histórico de evolução teórico-metodológica na Geografia.

O professor destacou a importância do contato direto com a realidade. “A disciplina Evolução do Pensamento Geográfico é predominantemente teórica e frequentemente limitada ao ambiente da sala de aula. No entanto, o pensamento geográfico, bem como a Geografia enquanto ciência, sempre se desenvolveu por meio do contato direto com a realidade, observando e analisando o local de estudo in loco, ou seja, por meio de trabalho de campo. Com isso em mente, propusemos um exercício prático para os estudantes: a produção de conhecimento geográfico sobre uma área específica, utilizando diferentes abordagens teórico-metodológicas da Geografia”, explicou ele.

O aluno Kayky Frois contou que entre os vários temas, o da equipe dele foi ENCHENTE. “Com tudo que foi passado pelo professor dentro da sala de aula, nosso grupo focou no fenômeno principal do bairro que é a enchente, pois o bairro Rabelão foi construído sobre o manguezal, que é banhado pelo rio Carapanaí, e quando é maré de lua ou maré alta, como aqui é conhecido, todo o bairro fica coberto de águas e muitas casas, que são de palafitas, são invadidas pela água, o que ocasiona o fenômeno do homem invadir um lugar onde já pertencia a natureza, e, por consequência, os moradores têm esses prejuízos todos os anos no bairro”, disse ele.

Ainda de acordo com Kayky, “na aula de campo tivemos uma visão melhor do território em que vivemos, que nesse caso foi meu bairro. Comecei a ver geograficamente, onde nosso professor nos mostrou uma forma de ver a geografia como profissional da área. Então, gostamos muito da aula de campo, onde a partir de agora vamos ver os territórios de outra forma”.

Por: Paula Lima/Ensinar