Alunos de Ciências Biológicas do Programa Ensinar/Uema fazem análise sociocultural durante seminário na Comunidade Quilombola de Santa Maria de Guaxenduba

Por em 3 de junho de 2024

Os alunos do Curso de Ciências Biológicas do Polo Icatu realizaram um Seminário Integrador na Comunidade Quilombola de Santa Maria de Guaxenduba. A iniciativa fez parte da disciplina de Sociologia da Educação, ministrada pela professora Márcia Cristina Gomes, com o objetivo de analisar a escola como espaço sociocultural.

Na ocasião, foram debatidos os seguintes temas: Educação Escolar Quilombola; Educação das Relações Étnico-Raciais; Educação Ambiental; Multiculturalismo e Educação; Direitos Humanos e Educação; e Desigualdades Socioeducacionais e suas Interfaces com o Desempenho Escolar no Contexto das Relações Família X Escola.

“Fomos muito bem acolhidos e a participação da comunidade no Seminário Integrador foi significativa, pois houve troca de saberes e experiências em todas as temáticas apresentadas”, disse a professora.

Ela, ainda, complementou: “sobre a importância do Seminário ressalto as contribuições de Juarez Dayrell ao analisar a escola como espaço sociocultural, que significa compreendê-la na ótica da cultura – que leva em conta a dimensão do dinamismo, do fazer-se cotidiano, de alunos e professores, seres humanos concretos, sujeitos sociais e históricos, presentes na história, atores na história, ou seja, implica resgatar o papel dos sujeitos na trama social que a constitui, enquanto instituição” (Dayrell, 2001). Compreende-se que as reflexões feitas sobre as temáticas abordadas e que se inserem nos Temas Contemporâneos Transversais possibilitaram analisar a escola nessa dimensão como espaço sociocultural, diverso, multicultural, onde os diferentes saberes precisam ser valorados e respeitados”.

Participaram do Seminário Integrador além dos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas, o coordenador do polo, professoras da escola da comunidade, a presidente e a secretária da Associação Quilombola.

Por: Paula Lima/Ensinar