Aluno de Ciências Sociais do Programa Ensinar/Uema é aprovado em Mestrado pela Universidade Federal de São Paulo

Por em 25 de junho de 2024

Aluno do Curso de Ciências Sociais Licenciatura do Polo Santa Luzia, do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, é aprovado em Mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Demetrio Vieira Cruz colou grau em junho de 2024.

“Acabei de ser aprovado no mestrado em Ciências Sociais pela UNIFESP. Sim, é isso mesmo que você leu. Vou para São Paulo e não vejo a hora de começar essa nova aventura acadêmica no segundo semestre de 2024”, comemorou ele.

Ele, ainda, conta como foi a sua jornada acadêmica até chegar ao tão sonhado mestrado. “Minha jornada até aqui foi como uma montanha-russa, cheia de altos e baixos. Concluí minha graduação em Ciências Sociais pela Uema. Colei grau em junho e, olha, foi uma emoção só. Vinte dias depois estou aprovado e classificado para o mestrado. Sabe aquela sensação de estar no topo do mundo? Pois é assim que me sinto com essa aprovação. É uma mistura de felicidade, alívio e gratidão. Deus, você mandou bem demais! E meus amigos, familiares e professores, nem sei como agradecer por todo o apoio e incentivo. Sem vocês, nada disso seria possível”, destacou.

Demetrio ressaltou que o Programa Ensinar foi seu superpoder nessa jornada: “me deu uma base teórica sólida e me preparou para enfrentar todas as etapas do processo seletivo para a UNIFESP com confiança. Além disso, me ajudou a desenvolver um olhar crítico e consciente sobre o mundo, algo que vou levar para a vida toda”.

Ele finalizou frisando a ansiedade para iniciar essa nova fase em sua vida. “Mal posso esperar para mergulhar de cabeça nos estudos e contribuir para a área das Ciências Sociais. Obrigado a todos que fizeram parte dessa jornada incrível”.

A Diretora do Curso de Ciências Sociais do Programa Ensinar, Profa. Dra. Helciane de Fátima Abreu Araújo, falou sobre o orgulho e ressaltou que a aprovação de Demetrio comprova que os efeitos pedagógicos do Programa já verificados na graduação se reflete, também, na pós-graduação. “Isso demonstra que nossos alunos, mesmo com todas as circunstancias de um programa especial, estão conseguindo resultados satisfatórios em seletivos de professores e das pós-graduações. Demetrio foi um aluno presente no curso, enfrentou dificuldades, mas não desistiu, seguiu em frente com o seu propósito, demonstrando compromisso com a educação e com o seu desejo de se formar professor pesquisador e de aprimorar sua capacidade investigativa, a base do conhecimento científico. Parabéns Demetrio. Aprovação mais que merecida! Parabéns ao Programa Ensinar/UEMA”, disse ela.

Por: Paula Lima