Vem aí o II Encontro Pedagógico ProfiTec: Construindo uma educação inclusiva e tecnológica

Por em 3 de maio de 2024

O Programa de Formação Profissional Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (ProfiTec/Uema) irá promover, dia 27 de maio, das 8h às 17h, no Auditório Professor Diógenes Aquino (prédio de Engenharia da Computação), o II Encontro Pedagógico ProfiTec, com o tema “Construindo uma educação inclusiva e tecnológica: Desafios e oportunidades na prática pedagógica”.

Esta edição do evento reunirá membros da Gestão Superior da Uema, diretores de campi, coordenadores de polo e de curso do ProfiTec, além do corpo técnico-administrativo do programa, a fim de discutir estratégias e oportunidades para uma abordagem pedagógica mais inclusiva e tecnológica.

A programação abrange palestras sobre uso da inteligência artificial na educação, atendimento a estudantes com transtorno do espectro autista e curricularização da extensão, além de orientações gerais sobre as atividades pedagógicas e administrativas do ProfiTec.

O encontro terá a participação dos seguintes palestrantes: o doutor em Ciências da Educação e professor da Universidade Federal do Maranhão, João Batista Bottentuit, a pró-reitora de extensão e assuntos estudantis da Uema, Ilka Serra, e a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Uema, Marilda Rosa.

De acordo com o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, espera-se que as discussões e orientações fornecidas durante o evento inspirem práticas pedagógicas inovadoras e promovam uma abordagem mais abrangente e acessível para todos os alunos.

Confira a Programação

Manhã

8h – Mesa de Abertura

9h30- Palestra “Estratégias pedagógicas para o atendimento de alunos com TEA”/ Coordenadora do NAU – Profª. Ma. Marilda Rosa

10h15 – Coffee-break

10h30 – Palestra “Curricularização da Extensão: Integrando a prática extensionista à formação acadêmica”/ pró-reitora de extensão e assuntos estudantis da Uema, Profª. Dra. Ilka Serra.

Tarde

14h – Palestra “Inteligência Artificial na Educação: Desafios e oportunidades” – Prof.Dr. em Ciências da Educação (Minho/Portugal), João Bottentuit

15h – Palestra “ProfiTec: Coordenações, atribuições e competências” / Vice-coordenador do ProfiTec, Prof. Dr. Fernando Lima.

16h – Palestra “Gestão financeira” – coordenador geral do ProfiTec, Prof. Dr. Lúcio Campos.

17h – Coquetel de Encerramento

Por Débora Souza