Uema Timon: Departamento de Letras promove o II Seminário Estudo de Linguagens

Por em 29 de maio de 2024

O Campus Timon da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou nos dias 22 e 23 de maio, o II Seminário Estudo de Linguagens “Profª. Ana Elizabeth de Araújo Félix”.

O evento foi promovido pelo Departamento de Letras e coordenado pelas Professoras Silvana Pantoja, Leonildes Facundes e Edite Sotero, e pela aluna monitora, Verônica Cardoso.

O objetivo do seminário foi incentivar a participação dos alunos em pesquisas de iniciação científica, destacando a importância dessas pesquisas para o crescimento acadêmico e profissional dos universitários.

No primeiro dia do evento, foram apresentados os resultados de pesquisas realizadas por alunas do curso, com trabalhos sobre “Contos Fantásticos Maranhenses”, apresentado pela aluna Vanessa Assunção, “A Memória da Cidade na Poesia de Dyl Pires e Celso Borges” apresentado por Rebeca Araújo, e “A Representação de Eventos Traumáticos na Coletânea de Contos Zona de Desconforto de Lindevania Martins” apresentado pela egressa, Kércya Santos. O dia também contou com a palestra “Diálogo entre as artes”, conduzida pela Profª. Samara Liz.

O segundo dia incluiu a apresentação dos projetos: “Linguagem da Paz”, pela bolsista Amanda Silva, “Didatização dos gêneros”, pelo aluno Leonardo Nascimento, e o “Cine-Leitura”, apresentado pela também bolsista, Samaritana Nascimento. Além disso, houve uma mesa-redonda ministrada pelo Prof. Bruno Diego do departamento de Letras, que contou com a participação de ex-alunas da Uema, agora mestras,  compartilhando suas pesquisas nos estudos de linguagem.

Com apresentações enriquecedoras, o evento destacou a relevância da iniciação científica e proporcionou um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre os discentes e professores.

Por: Karolynne Sodré