Uema tem primeiras bolsas contempladas pelo Programa Institucional de Bolsas de Pós-graduação do CNPq
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 15 de maio de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG), dá início à sua participação no Programa Institucional de Bolsas de Pós-graduação (PIBPG) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na última semana, aconteceu a primeira reunião com todos os bolsistas, que iniciaram sua jornada no PIBPG.
A Uema concorreu ao PIBPG em duas oportunidades: 1) Chamada CNPq n.º 69/2022 com o projeto intitulado “Integração dos programas de Pós-graduação acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão/Uema, visando a formação de recursos humanos qualificados e o desenvolvimento econômico e social”, sendo contemplada com 20 bolsas (10 de mestrado e 10 de doutorado). Esse projeto em específico tem alinhamento direto com Cadeias Produtivas e Arranjos Produtivos Locais, assim os alunos bolsistas terão suas dissertações e teses com essa vinculação; 2) Chamada CNPq n.º 35/2023 com o projeto intitulado “Ações Estratégicas Transversais para Fortalecimento da Pós-Graduação Stricto Sensu da Uema”, sendo contemplada com seis bolsas (5 de mestrado e 1 de doutorado).
De acordo com a Coordenadora de Pós-Graduação da PPG, Nancyleni Pinto Chaves, desde 2020, o CNPq iniciou a transição do modelo de cotas de bolsas de mestrado e de doutorado para um modelo de concessão por meio de Chamadas Públicas, via submissão de Projetos Institucionais de Pesquisa. “Nesse quesito, o PIBPG é uma política pública de desenvolvimento científico e tecnológico do CNPq, de relevância econômica, social e estratégica para o País e nosso Estado, em consonância com as políticas de ciência e tecnologia, instituída com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos para pesquisa por meio da concessão de bolsas stricto sensu, mediante seleção pública de Projetos Institucionais de Pesquisa”, disse ela.
Ela, ainda, complementou: “com a nova política do CNPq, que apresenta um caráter redistributivo, foi possível que novas instituições e Programas de Pós-graduação ingressassem no sistema CNPq, a exemplo de nossa IES. Esse é um momento importante e essas representam as primeiras bolsas do CNPq para nossos pós-graduandos, fruto de muito empenho da equipe de servidores que integram a PPG”.
Os alunos contemplados são dos seguintes programas: Agricultura e Ambiente (PPGAA); Agroecologia (PPGA); Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS); Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA); Ciência Animal (PPGCA); Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR); Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo); Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB); e Letras (PPGLetras).
Sobre o PIBPG
O PIBPG apoia Projetos Institucionais para pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas Instituições de Nível Superior (IES) e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), por meio da concessão de bolsas de formação – mestrado e doutorado – no País.
Por: Paula Lima