Uema realiza colação de grau no Campus Timon

Por em 22 de maio de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou nessa terça-feira (21), a cerimônia de outorga de grau do Campus Timon para cerca de 80 alunos dos Cursos de Letras, Administração, Pedagogia, Contabilidade, Ciências Biológicas, Administração Pública e Música.

A oradora oficial da noite, a formanda Lorrana de Moura Miranda, do Curso de Administração, afirmou: “Ao me deparar com o desafio de representar todos os formandos, pensei em como unir tantas histórias, vivências e experiências distintas. E uma palavra veio a mente: fé.
Quando falo de fé, não me refiro a crenças religiosas, mas sim a acreditar. Acreditar que o amanhã pode ser melhor, que podemos ser mais. Pois se existe algo inerente ao ser humano, é o medo – medo do amanhã, do incerto, do que não podemos controlar. Pode ser que dê tudo certo, ou não. Mas para seguirmos em frente, precisávamos acreditar. Acreditar também que iríamos passar nas disciplinas difíceis, que os professores seriam compreensivos, e até que passaríamos por uma pandemia, entre aulas on-line e tantas coisas acontecendo, não foi fácil, mas acreditamos também que todo esforço valeria a pena, e valeu”.

Segundo a paraninfa, professora Maria de Fátima Ribeiro, do Curso de Ciências Contábeis, “A linha de chegada da nossa vida não é especial simplesmente por que você vai ultrapassá-la, ela se torna especial por que quando você chega nela você vai olhar para trás e ver o quanto precisou evoluir, você vai ver todas as vezes que caiu e todas as vezes que precisou ser mais forte para conseguir levantar, vai ver todas as vezes que precisou se reinventar para seguir lutando, é isso que vai tornar a linha de chegada especial. A vida é assim, num primeiro momento a gente pode não reconhecer ou entender o motivo, mas quando a gente chegar lá, vamos olhar para trás e aí sim entenderemos que valeu a pena!”.

O diretor do Campus Timon, Vladmir Bezerra de Oliveira, em seu discurso disse: “Nesta noite temos inúmeros motivos para agradecer a Deus por todas as vitorias. Sim, vitorias por vocês terem concluído o curso, o curso superior que vocês escolheram; por terem passado por uma pandemia; por terem sido aprovados no vestibular da Uema e por terem escolhido a Uema como provedora do curso superior de vocês. Parabéns!
Estamos em um momento de festa, ontem estávamos comemorando os 20 anos da Uema Campus Timon – Hoje estamos celebrando a colação de grau de vocês, que após o mínimo de quatro anos, estão aqui. Tudo nesta solenidade tem gestos e acenos de vitorias”.

Em sua fala, o reitor Walter Canales destacou: “Este é um momento muito importante, pois os nossos formandos estão sendo inseridos no mercado de trabalho, onde terão suas vidas transformadas. Portanto temos na universidade o sentimento de dever cumprido de ter contribuído para esse aprendizado, esse engrandecimento do conhecimento e esse amadurecimento de todos que passaram por esta etapa. Hoje aproximadamente 80 formandos se somarão aos mais de 1.100 formados pela Uema Campus Timon nos seus 20 anos; estamos certos de que seguiremos nessa missão, visando um horizonte de futuro ainda melhor em Timon, com mais cursos, instalações maiores e melhores, para servir sempre bem a sociedade maranhense que precisa de uma qualificação para desenvolver sempre melhor o nosso estado”.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo do curso de graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:
Ciências Contábeis: Francisca Emily Pereira Santos
Letras: Kércya Rayanne  da Costa Santos