Uema realiza colação de grau no Campus Pedreiras

Por em 24 de maio de 2024

Na noite desta quinta-feira (23), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou a cerimônia de colação de grau no Campus Pedreiras. O evento marcou a formatura de 58 alunos dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Sociais Licenciatura, Geografia Licenciatura, Letras Licenciatura, Matemática Licenciatura, Química Licenciatura e Gestão Comercial.

O orador oficial da cerimônia, Cleiton Gonçalves Batista, formando do curso de Matemática, expressou a alegria de participar deste momento. Em seu discurso, destacou a importância do trabalho dos professores: “É uma imensa alegria estar aqui hoje, compartilhando este momento de conquista e celebração com cada um de vocês. Celebração está que só está sendo possível devido ao trabalho dos nossos professores, muito obrigado. É com profunda honra que me colocou diante de vocês como o orador desta cerimônia, representando não apenas minha própria turma, mas todas as turmas que hoje celebram suas conquistas. É uma responsabilidade que assumo com gratidão e humildade. Neste dia de celebração, reconheço o significado especial que ele carrega para cada um de nós, formandos, familiares, professores e demais presentes. É um marco não apenas nas nossas vidas individuais mas também na trajetória coletiva que compartilhamos até este momento”.

O paraninfo, professor Elgonzales Magalhães Almeida, também discursou, ressaltando o valor da formatura como um marco na vida dos formandos: “A formatura é um marco na vida de cada um de vocês. É um momento de celebração, de conquista de objetivos e amadurecimento. É a culminância de anos de dedicação, esforço e superação de desafios. E, mais do que isso, é o ponto de partida para uma nova etapa na vida profissional. É nesse ponto que se faz necessário refletir sobre a transição da vida acadêmica para a profissional. Enquanto estudantes, vocês buscaram adquirir conhecimento, habilidades e valores fundamentais para suas futuras carreiras. Agora é o momento de colocar em prática tudo o que aprenderam e enfrentar os desafios do mercado de trabalho”.

O vice-reitor da Uema, professor Paulo Catunda, destacou a importância do Campus Pedreiras e da interiorização da universidade no estado do Maranhão: “Hoje é um dia muito importante para o Campus Pedreiras, um polo do médio Mearim, terra de João do Vale, lugar no qual nós temos muito orgulho de ter a Uema, assim como em outros municípios. Eu costumo dizer que quando não era moda interiorizar, a Uema já estava lá, desbravando várias regiões do Maranhão. É fundamental formar estes alunos para a empregabilidade e desenvolvimento da região. Queria dizer que a Uema é o maior redutor de desigualdade no Maranhão; nós combatemos a desigualdade social formando profissionais de qualidade, gerando ativos importantes para o desenvolvimento do estado”.

Ao final da cerimônia, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico aos graduados que tiveram melhores desempenhos ao longo do curso de graduação.

Os homegeados foram:
– Matemática Licenciatura: Mylena Silva Souza
– Gestão Comercial: Maria Eliene Ferreira Silva.

Por: Caio Marcos
Fotos: Luis Paulo