Uema é homenageada na Assembleia Legislativa pelos 25 anos do Núcleo de Acessibilidade (NAU)

Por em 13 de maio de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) esteve presente na Assembleia Legislativa do Maranhão na manhã desta segunda-feira (13), em Sessão solene de celebração dos 25 anos do Núcleo de Acessibilidade da universidade. O evento promovido com o apoio do Deputado Estadual Neto Evangelista e presidido pelo Deputado Estadual Osmar Filho, contou com as presenças da Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Profª. Ilka Serra; a Profª. Marilda de Fátima Lopes Rosa, Coordenadora do NAU-Uema; o Chefe de Gabinete da Reitoria-Uema, Prof. José Sampaio; e da Diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, Isabelle Passinho.

Em destaque, a Professora Marilda de Fátima expressou sua gratidão: “Hoje é um dia muito especial, um dia de celebrar o reconhecimento por todo o trabalho que o Núcleo de Acessibilidade da Uema realiza, nosso grupo sempre estará empenhado em mostrar a importância da acessibilidade e da inclusão para a universidade. Eu fico muito feliz por estarmos sendo reconhecidos neste ambiente legislativo. Agradeço à pessoa do Deputado Neto Evangelista pela iniciativa e nós vamos mostrar para todo o legislativo e para a toda a sociedade em geral, a importância do Núcleo de Acessibilidade da Uema.”

O Núcleo de Acessibilidade da Uema, teve sua origem em novembro de 1998, quando a necessidade de inclusão de uma aluna cega do curso de Pedagogia trouxe à tona a demanda por soluções. Inicialmente estabelecido como um pequeno espaço de apoio aos alunos e professores, o NAU cresceu ao longo dos anos, culminando na criação do Núcleo Interdisciplinar de Educação Especial (NIESP) em 2000, durante a gestão do Professor César Pires. No entanto, em 2014 sob a gestão do Professor Gustavo Pereira da Costa, o Núcleo de Acessibilidade da Uema foi formalmente estabelecido, evidenciando o compromisso da universidade com a inclusão e acessibilidade para todos os seus membros, independentemente de suas necessidades especiais.

A existência de um Núcleo de Acessibilidade na Uema é crucial para garantir que todos os membros da comunidade acadêmica tenham igualdade de oportunidades e acesso aos recursos necessários para o seu desenvolvimento educacional e pessoal. É um testemunho do compromisso da instituição em promover uma educação verdadeiramente inclusiva e diversificada, preparando seus alunos para enfrentar os desafios do mundo com respeito e empatia.

Por: Caio Marcos
Fotos: Luís Paulo