Uema difunde conhecimento e promove diálogo com o agronegócio na 20ª Agrobalsas

Por em 20 de maio de 2024

Referência na formação de profissionais das ciências agrárias, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi destaque na 20a edição da Agrobalsas, que ocorreu entre os dias 13 e 18 de maio na cidade de Balsas, no Maranhão. Com o tema “Milagre no Cerrado”, o evento reuniu todas as Secretarias ligadas ao agro no Maranhão e contou com a participação de palestrantes de referência nacional e internacional.

Alunos e professores dos cursos de Agronomia dos campi de Balsas e São Luís levaram o conhecimento e expertise da instituição, destacando as potencialidades da nossa universidade e aproveitando todas as oportunidades de aprendizado e relacionamento proporcionadas pelo evento.

Durante a Agrobalsas, diversos temas cruciais foram debatidos, refletindo a complexidade e a relevância do agronegócio brasileiro. Desde os riscos geopolíticos até a importância da mulher como protagonista neste setor, passando pela pecuária regenerativa e pelo incentivo aos agricultores familiares.

A presença do reitor e do vice-reitor da Uema enfatiza a importância estratégica da participação da nossa universidade em eventos de grande porte como a Agrobalsas. Estamos comprometidos em estar na vanguarda das discussões e pesquisas sobre temas atuais que impactam diretamente o agronegócio, buscando soluções e promovendo um diálogo direto com o campo.

É fundamental que os cursos de graduação e pós-graduação da área estejam sempre alinhados com as demandas do setor, visando construir um agronegócio cada vez mais produtivo e sustentável, que considere tanto o cuidado com o ambiente quanto o bem-estar das pessoas envolvidas. Fortalecendo, assim, as bases do ensino, da pesquisa e da extensão universitária e ampliando os horizontes para além dos limites físicos da nossa instituição.

Como vice-reitor, profissional e pesquisador das agrárias, reafirmo o compromisso da Uema com o desenvolvimento do agronegócio no Maranhão e com a formação de profissionais capacitados e engajados em promover uma agricultura sustentável e inclusiva em nossa região. A Uema continuará sendo uma parceira ativa e indispensável para o progresso do setor agrícola em nosso estado.

Por: Paulo Catunda, Vice-reitor da Uema