Uema compartilha avanços da instituição no 71° Fórum de Reitores e Reitoras da ABRUEM
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 23 de maio de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) representada por seu gestor, o reitor Prof. Dr. Walter Canales, participou do 71º Fórum de Reitores e Reitoras, da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), realizado na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Com o tema “Ética, Estética e Inteligência Artificial”, as Câmaras Técnicas de Graduação, Pós-Graduação, EaD e Extensão articularam debates sobre as universidades na luta pelo fortalecimento dessas áreas dentro das instituições públicas de ensino superior.
A solenidade de abertura trouxe uma mesa com a presença da reitora e do vice-reitor da UEMG, professores Lavínia Rosa Rodrigues e Thiago Torres Pereira; do presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), professor Odilon Máximo; da assessoria de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Leandra Felícia Martins; e da coordenadora-geral do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Andrea Carvalho Vieira.
O presidente da Abruem, professor Odilon, falou durante a solenidade de abertura, onde destacou o caráter propositivo e democrático do evento, com seus debates e discussões, e reafirmou o papel das universidades na produção de ciência e de conhecimento. “Nosso coletivo de reitores e reitoras representa a diversidade de nossas universidades. Nós compreendemos o papel fundamental de nossas universidades públicas, estaduais e municipais, e esperamos que possamos ser reconhecidos mais valorizados”, afirmou.
O Prof. Walter Canales, enfatizou a importância de estar presente para discutir temas cruciais para a educação superior do cidadão brasileiro. “Participar do Fórum da Abruem é a oportunidade de trocar experiências com os reitores e reitoras de todo o Brasil, além de trabalhar para o fortalecimento das universidades estaduais e municipais que são as grandes responsáveis pela capilaridade do ensino superior em seus estados. Discutir temas como ética, estética e inteligência artificial, além de promover a integração de ensino, pesquisa e extensão, é essencial para avançarmos juntos e atendermos melhor às necessidades da sociedade”.
Participar do Fórum da Abruem é a oportunidade de trocar experiências com os reitores e reitoras de todo o Brasil, além de trabalhar para o fortalecimento das universidades estaduais e municipais que são as grandes responsáveis pela capilaridade do ensino superior em seus estados
O 71º Fórum Nacional acontece até o fim da tarde desta sexta-feira (24/5). A programação inclui uma série de palestras, com convidados de diferentes universidades.
Sobre a Abruem
A Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, desempenha um papel fundamental no cenário do Ensino Superior no Brasil e na América Latina, representando 45 universidades em 22 estados do país. Seu compromisso é promover discussões vitais para o Ensino Superior, focando na integração de Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização. Além disso, a Abruem concentra-se na interiorização do ensino universitário e na promoção da internacionalização, buscando atender às necessidades de áreas remotas e das camadas mais necessitadas da população.
Por: Ascom/Uema, com informações da Abruem e UEMG.