Semana de Enfermagem no Campus Balsas destaca importância da profissão na região

Por em 13 de maio de 2024

Durante a última semana, o Campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi palco da Semana de Enfermagem. O encontro reuniu diversos profissionais da área da saúde, provenientes não apenas do município de Balsas, mas também de toda a região Sul Maranhense. Promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a semana foi um espaço para o compartilhamento de conhecimento, experiências e reflexões sobre a profissão.

A abertura do evento foi conduzida pela diretora do Curso de Enfermagem, a professora Ana Maria Marques de Carvalho, que expressou sua satisfação em receber uma tão significativa quantidade de profissionais da área. Em suas palavras, ressaltou o compromisso da universidade e de seus docentes na formação de enfermeiros e enfermeiras qualificados e comprometidos com o bem-estar da sociedade.

Além disso, a diretora do Campus Balsas, em um gesto de reconhecimento e gratidão, enalteceu o papel vital desempenhado pelos enfermeiros e enfermeiras no cuidado com a vida humana. Em um cenário onde a saúde é prioridade, o engajamento desses profissionais se mostra essencial. O reconhecimento estendeu-se ainda aos estagiários da enfermagem, cujo trabalho colaborativo foi fundamental para a integração com parceiros da saúde, sejam eles do âmbito municipal, regional ou privado.

Durante o evento, diversos membros proeminentes da comunidade de enfermagem expressaram suas visões e contribuições para a profissão. Entre eles, destacam-se a enfermeira e vereadora de Balsas, Isaura Ferreira, e os conselheiros Deusdete Fernandes da Silva, Beatriz Silva Almeida Gomes, Lusimary Martins Silva, Manuel Daniel Neto e Wenysson Noleto dos Santos, representante local do COREN. Suas intervenções trouxeram à tona não apenas desafios, mas também oportunidades de crescimento e fortalecimento da enfermagem na região.

A Semana de Enfermagem no Campus Balsas foi mais do que um evento acadêmico; foi um espaço de celebração, reconhecimento e projeção do papel fundamental dos enfermeiros e enfermeiras na construção de uma sociedade mais saudável e humanizada.

Por: Karla Almeida