Professores e egresso do Programa Ensinar/Uema publicam artigo em periódico internacional Qualis A4

Por em 14 de maio de 2024

O professor e Diretor do Curso de Ciências Biológicas do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, Jackson Ronie Sá-Silva, e o egresso do Curso de Ciências Biológicas, Francisco Afonso Cavalcanti, também do Ensinar, publicaram artigo na revista portuguesa Cuadernos de Educación y Desarrollo, Qualis A4, segundo a Capes, com a orientação da Profa. Sandra Fernanda Loureiro de Castro.

Participaram do artigo, também, a professora Lyzette Gonçalves Moraes de Moura e a aluna do Curso de Ciências Biológicas do curso regular da Instituição, Fabianna Viégas Raposo.

O artigo intitulado “Proposta pedagógica interdisciplinar para o ensino de ciências na discussão socioeconômica do abacaxi Turiaçu – Maranhão”, apresenta a temática do abacaxi Turiaçu para que a comunidade escolar do município compreenda o valor econômico, social, cultural e educacional desta fruta. Sendo assim, o referido conteúdo pode ser explorado didaticamente no ensino de Ciências e demais componentes curriculares do Ensino Fundamental, propondo-se sua inserção no currículo escolar.

Para o Diretor do Curso de Ciências Biológicas do Ensinar, Jackson Ronie Sá-Silva, o Curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Programa Ensinar tem estimulado a escrita científica nos campos da Educação e do Ensino nos diferentes componentes curriculares. “Nossos docentes com suas experiências de publicação na pesquisa e na extensão têm desenvolvido o gosto por ler, investigar e escrever quando se dirigem aos polos do Ensinar. Essas ações potencializam as licenciaturas e a visão ampla que o licenciando precisa ter. Temos instigado a percepção de que ser professor na Educação Básica é, assim a de tudo, pesquisar e ensinar a pesquisar a realidade social da sala de aula, da escola, do município e do estado do Maranhão”, disse ele.

Francisco Afonso destacou que “a publicação deste artigo em uma revista de grande relevância no meio acadêmico, vem coroar de êxito um trabalho feito com muita dedicação para mostrar ao Brasil e o mundo a importância de uma fruta que representa a cultura, a economia e a tradição de um povo”.

A professora Sandra Fernanda, orientadora do artigo, frisou que “trata-se de uma proposta pedagógica propondo a inserção do abacaxi Turiaçu, no currículo da escola local. Esta proposta está voltada para o âmbito da promoção social e sustentabilidade ambiental, podendo ser utilizada como referência para a articulação de novas propostas que visem a promoção social, econômica e ambiental local de forma interdisciplinar envolvendo a participação ativa da comunidade local”.

Ela, ainda, complementou: “o aluno Francisco, desde o início já tinha o projeto pronto para aplicar na escola de Turiaçu e conseguimos fazer um trabalho significativo. Atualmente, a Uema possui uma Resolução que apoia incentivo a Publicação Científica Qualificada e isso estimula os professores a buscarem publicações em Revistas indexadas”.

De acordo com a Profa.Lyzette, é sempre gratificante ver a evolução acadêmica dos estudantes. “Este trabalho, coloca em destaque a relevância de se aproximar a vida acadêmica da vida cotidiana e o crescimento profissional e pessoal que isso traz, especialmente aos nossos estudantes e futuros profissionais. Além disso, ao tratar de um tema que faz parte da vida da comunidade local, a sob uma abordagem voltada ao Ensino, mesmo se não considerarmos outros aspectos de sua importância, o trabalho é um caminho para estimular outros estudantes e docentes a explorar e discutir seus contextos e, paralelamente, desenvolver maior preocupação e atenção em divulgar os resultados dos seus esforços. Tais publicações contribuem de forma inequívoca para o crescimento de todos os envolvidos e, sobretudo, estimulam outras publicações e ajudam no fortalecimento, valorização e divulgação do Programa Ensinar”, ressaltou.

Os autores concluíram que o estudo é relevante para a apropriação de saberes significativos para a comunidade escolar como um todo, podendo ser utilizada como referência para a criação de novas propostas que visem à articulação da promoção social com o ambiente local de forma interdisciplinar, envolvendo a área de Ciências da Natureza com as disciplinas das Ciências Humanas como Geografia e História e a Matemática.

Acesse a publicação AQUI.

Por: Paula Lima