Professora do Campus Timon publica artigo sobre análise SWOT em granja de suínos na Revista GESEC

Por em 21 de maio de 2024

A professora Aryadynna Santos, do departamento de Administração da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Timon, participou da última edição da “Revista de Gestão e Secretariado – GESEC”, publicada em 13 de maio. Em colaboração com outros pesquisadores da área, Aryadynna contribuiu com um artigo intitulado: “Análise SWOT como ferramenta de gestão estratégica: caso em uma granja de suínos na cidade de Teresina – Piauí”.

O artigo oferece uma análise detalhada de um empreendimento de suínos utilizando a metodologia SWOT, que é amplamente reconhecida como uma ferramenta eficaz para avaliar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças em um empreendimento antes de decisões estratégicas importantes. Através deste estudo, os pesquisadores visam demonstrar como a análise SWOT pode auxiliar na elaboração de estratégias de planejamento, permitindo a reorganização de metas e esforços para garantir a permanência e o aprimoramento do negócio.

Aryadynna Santos destaca a relevância da análise SWOT, afirmando que “essa espécie de análise tem a vantagem de proporcionar uma estratégia de planejamento em tempo hábil, garantindo assim a permanência e o melhoramento do empreendimento”. A pesquisa ressalta a necessidade de ferramentas estratégicas no mundo dos negócios, especialmente em setores específicos como a suinocultura, onde a tomada de decisões eficazes é crucial para o sucesso e sustentabilidade do empreendimento.

Pesquisas como a da professora Aryadynna Santos são vitais no contexto contemporâneo, onde o planejamento estratégico se tornou uma necessidade premente. Em uma sociedade que enfrenta constantes mudanças e desafios, o uso de ferramentas como a análise SWOT permite às empresas se adaptarem e prosperarem. “O planejamento é uma ferramenta indispensável para se pensar o mundo de hoje e o de amanhã”, reforça a professora.

A presença de Aryadynna Santos na “Revista de Gestão e Secretariado – GESEC” não só enaltece seu trabalho e dedicação como também destaca a Uema como uma instituição comprometida com a pesquisa e a inovação. A colaboração com outros pesquisadores e a aplicação de metodologias como a SWOT em estudos de caso reais demonstram a integração entre teoria e prática, essencial para a formação de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios do mercado.

Informações fornecidas pelo Campus Timon