PPG/Uema discute temas relevantes para a Pós-Graduação durante reunião do Comitê

Por em 24 de maio de 2024

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão realizou, nesta quinta (23), reunião do Comitê de Pós-Graduação, para discutir políticas importantes relacionadas à área.
Na ocasião, foram discutidos os seguintes temas: Plataforma Carolina Bori; Internacionalização (Acordo de Cooperação com Moçambique, Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) 2024, Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior  (PDSE), Iniciativa Latino-americana para a Internacionalização da Educação Superior (INILAT); e a recepção de alunos estrangeiros na pós-graduação); Resolução nº 1770/2024, que trata das normas de pós-doutorado; Prêmio de Teses e Dissertações; chamada interna de bolsas stricto sensu; e chamada interna sobre diárias e passagens para eventos.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marcelo Cheche, “a reunião periódica do Comitê é de suma importância para alinhar procedimentos e definir estratégias para o funcionamento da pós-graduação. São reuniões de discussão de política universitária e de estratégias de consolidação dos programas para que continuemos avançando com uma base sólida”.
Para o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS), Prof. Dr. Flávio Kulaif Ubaid, “as reuniões presenciais são muito importantes, porque é uma oportunidade de discutirmos os assuntos da pós-graduação da Uema e termos essa proximidade para troca de experiências, tirar dúvidas. E hoje foram debatidos temas de extrema relevância para a área”.
O comitê é composto pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Marcelo Cheche; Pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Fábio Figueiredo; Coordenador do PROQUALIT, Prof. Dr. Tiago Ferraz; Coordenadora de Pós-graduação, Profa. Dra. Nancyleni Pinto; além de todos os coordenadores de programas da Instituição.
É um órgão consultivo responsável por zelar pelo cumprimento das normas e diretrizes e, também, propor políticas de incentivo e desenvolvimento das atividades de pós-graduação.

Por: Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho