I Ciclo de Palestras “Comunica Uema” aborda Desafios da Comunicação na Era Digital e nas Ciências Sociais

Por em 15 de maio de 2024

Na manhã de hoje (15), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), através da sua Assessoria de Comunicação, promoveu o I Ciclo de Palestras “Comunica Uema” no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/Uema). O evento teve como objetivo principal discutir os desafios e oportunidades enfrentados pela comunicação na era digital, especialmente no contexto das ciências sociais.

O evento contou com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), reforçando a importância da interdisciplinaridade e da abordagem colaborativa para enfrentar os desafios da comunicação na atualidade.

A temática escolhida, “Comunicação na Era Digital: Desafios e Oportunidades para as Ciências Sociais”, trouxe à tona questões cruciais sobre fake news e desinformação na sociedade tecnológica contemporânea. A palestra de abertura foi conduzida pelo Prof. Dr. José Caldas Gois Junior, do Departamento de Direito, Economia e Contabilidade da Uema, proporcionando uma reflexão profunda sobre os impactos desses fenômenos na esfera social.

Além disso, o I Ciclo de Palestras contou com uma mesa redonda intitulada “Comunicação, comunidades online e relações de poder”, onde foram debatidos temas relacionados às dinâmicas de poder presentes nas comunidades virtuais. Os debatedores foram o Superintendente de Comunicação e docente da UFMA, Pablo Monteiro, e a Assessora de Comunicação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), Isabela Carolina. A mediação ficou a cargo da Comunicóloga (Uema) e Professora (UFMA), Walline Alves Guimarães.

Este primeiro ciclo de palestras marca o início de uma série de ações formativas em comemoração aos 30 anos da Assessoria de Comunicação da Uema. O evento visa conectar profissionais e gestores de comunicação, bem como indivíduos de áreas afins, de diversas instituições públicas, empresas privadas e meios de comunicação. O objetivo é estreitar os laços entre a universidade e a sociedade, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e atuantes, capazes de se comunicar de forma eficaz, estratégica e responsável.

Para Lucas Vieira, Assessor de Comunicação da Uema, em um mundo cada vez mais conectado e veloz, a comunicação se destaca como fundamental tanto na vida pessoal quanto profissional. “O ecossistema comunicativo é dinâmico e marca a vida nas sociedades contemporâneas. Dominar a arte da comunicação de forma eficaz é essencial para navegar pelos desafios e oportunidades do século XXI”, destacou Lucas Vieira.

A Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, destacou a relevância do evento para a promoção de uma comunicação eficaz em uma sociedade conectada. “Parabenizo a Ascom pela iniciativa e convido nossos alunos e professores a refletirem sobre um tema tão importante para nossa sociedade, que é a comunicação eficaz. A Uema, por meio da Ascom, desempenha um papel crucial na difusão do conhecimento e na promoção do diálogo na sociedade maranhense”, ressaltou Ilka Serra.

O I Ciclo de Palestras “Comunica Uema” demonstrou ser um espaço enriquecedor para o debate e a reflexão sobre os desafios contemporâneos da comunicação, consolidando o compromisso da Uema com a formação de profissionais capacitados e conscientes do papel da comunicação na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho