Estudantes de Design de Interiores do ProfiTec/Uema participam da CasaCor e exploram tendências para 2024

Por em 29 de maio de 2024

A turma do curso Tecnólogo em Design de Interiores do Programa de Formação Profissional Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (ProfiTec/Uema) participou, no dia 25 de maio, da Mostra de Design, Arquitetura e Paisagismo das Américas conhecida como CasaCor, em Teresina, no Piauí.

O evento reúne renomados profissionais do setor, que apresentam ambientes inovadores e tendências atuais em decoração, design e paisagismo. A CasaCor acontece anualmente em diversas cidades, oferecendo uma vitrine para projetos criativos e soluções inspiradoras para espaços residenciais e comerciais.

A viabilização da participação da turma no evento foi uma ação conjunta da direção do Campus Codó, da coordenação de polo do ProfiTec e da coordenação do Curso de Design de Interiores, com apoio da direção do Campus Timon.

Durante a programação, a professora da disciplina “Atelier de Projeto: produção de projetos de interiores”, Bruna Andrade, que é vinculada ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Uema, apresentou aos estudantes conceitos, elementos, recursos e aplicações do Design de Interiores e Arquitetura de Interiores como o uso de materiais, estética, mobiliário, iluminação, paisagismo, produção de interiores, cenografia, artesanato, fluxo e funcionalidade.

Além disso, os estudantes puderam fazer questionamentos, esclarecer dúvidas e relembrar assuntos debatidos em sala de aula ao longo da visitação de vários ambientes planejados por arquitetos e designers de interiores presentes no evento.

“Com essa visita, foi possível estimular a criatividade e as possibilidades dos alunos. Também foi possível observar a aplicação de vários conceitos aprendidos em sala de aula, além do contato com profissionais e fornecedores que estão atuando no mercado”, destacou a professora.

Para a estudante do curso de Design de Interiores, Letícia Sousa, que também é arquiteta, o evento é uma oportunidade de observar tendências e de ampliar os conhecimentos.

“Ao participarmos do evento, pudemos observar as tendências em Design de Interiores para o ano de 2024 e ainda conseguimos ampliar os nossos conhecimentos técnicos na área, pois observamos um pouco mais de 30 ambientes interiores planejados por arquitetos e designers de interiores do Piauí. Em cada ambiente que entramos, tivemos o auxílio de monitores, ou seja, pessoas responsáveis que nos apresentaram o conceito do espaço planejado, bem como tivemos a presença da professora Bruna para compartilhar mais conhecimento ainda”, disse a estudante.

Por Débora Souza