Encerramento do projeto PIBID no Campus Timon: Uma jornada de aperfeiçoamento na formação docente
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 13 de maio de 2024
No último dia 07 de maio, foi marcado pelo encerramento da última etapa do projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Pedagogia do Campus Timon da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Sob a coordenação da professora Lucimeire Rodrigues Barbosa, o programa visa proporcionar aos discentes uma imersão no cotidiano das escolas públicas de educação básica, contribuindo significativamente para o aperfeiçoamento da formação de docentes.
Implementado na Uema desde 2013, o PIBID é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo central oferecer aos estudantes bolsistas a oportunidade de vivenciar a prática docente enquanto ainda estão em formação acadêmica. Durante um período de 18 meses, os alunos do curso de Pedagogia tiveram a chance de realizar um trabalho relevante e transformador nas escolas municipais de Timon. Essa experiência é fundamental para preparar os futuros professores para os desafios e realidades do ambiente escolar.
As atividades desenvolvidas nas escolas públicas, como a E.M.E.F Enoque Moura, E.M.E.F Nazaré Rodrigues e E.M.E.F Padre Fábio, foram direcionadas para áreas essenciais como promoção da leitura e ensino da matemática, alinhadas com o currículo escolar e as necessidades da comunidade escolar.
O encerramento do projeto foi marcado por depoimentos dos supervisores e alunos bolsistas, além de discursos inspiradores do diretor do Campus Timon, professor Vladimir de Oliveira, da diretora do Curso de Pedagogia, professora Mailde Sousa, e da Chefe do Departamento de Pedagogia, professora Magda Dias. Após as formalidades, os participantes desfrutaram de um momento de confraternização com lanche e troca de presentes, demonstrando o espírito de união e companheirismo que caracterizou todo o programa.
Juliana Vieira, aluna bolsista, ressalta a importância do PIBID em sua formação: “O PIBID é uma etapa fundamental para o processo de formação acadêmica, pois nos deparamos com a realidade das escolas e podemos nos reconstruir como futuros profissionais de atuação na área, sendo um divisor de águas, para os que irão decidir atuar ou não na profissão de professor, como profissional pedagogo”.
A Uema reafirma, através do PIBID e de outras iniciativas semelhantes, seu compromisso em proporcionar aos estudantes um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico, criativo e inovador. A instituição acredita no potencial de cada aluno e se empenha em fornecer os recursos e orientações necessárias para transformar ideias em realizações concretas, impactando positivamente não apenas na formação dos estudantes, mas também na comunidade em que estão inseridos.
Por: Karla Almeida