Encerramento do projeto PIBID no Campus Timon: Uma jornada de aperfeiçoamento na formação docente

Por em 13 de maio de 2024

No último dia 07 de maio, foi marcado pelo encerramento da última etapa do projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Pedagogia do Campus Timon da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Sob a coordenação da professora Lucimeire Rodrigues Barbosa, o programa visa proporcionar aos discentes uma imersão no cotidiano das escolas públicas de educação básica, contribuindo significativamente para o aperfeiçoamento da formação de docentes.

Implementado na Uema desde 2013, o PIBID é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo central oferecer aos estudantes bolsistas a oportunidade de vivenciar a prática docente enquanto ainda estão em formação acadêmica. Durante um período de 18 meses, os alunos do curso de Pedagogia tiveram a chance de realizar um trabalho relevante e transformador nas escolas municipais de Timon. Essa experiência é fundamental para preparar os futuros professores para os desafios e realidades do ambiente escolar.

As atividades desenvolvidas nas escolas públicas, como a E.M.E.F Enoque Moura, E.M.E.F Nazaré Rodrigues e E.M.E.F Padre Fábio, foram direcionadas para áreas essenciais como promoção da leitura e ensino da matemática, alinhadas com o currículo escolar e as necessidades da comunidade escolar.

O encerramento do projeto foi marcado por depoimentos dos supervisores e alunos bolsistas, além de discursos inspiradores do diretor do Campus Timon, professor Vladimir de Oliveira, da diretora do Curso de Pedagogia, professora Mailde Sousa, e da Chefe do Departamento de Pedagogia, professora Magda Dias. Após as formalidades, os participantes desfrutaram de um momento de confraternização com lanche e troca de presentes, demonstrando o espírito de união e companheirismo que caracterizou todo o programa.

Juliana Vieira, aluna bolsista, ressalta a importância do PIBID em sua formação: “O PIBID é uma etapa fundamental para o processo de formação acadêmica, pois nos deparamos com a realidade das escolas e podemos nos reconstruir como futuros profissionais de atuação na área, sendo um divisor de águas, para os que irão decidir atuar ou não na profissão de professor, como profissional pedagogo”.

A Uema reafirma, através do PIBID e de outras iniciativas semelhantes, seu compromisso em proporcionar aos estudantes um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico, criativo e inovador. A instituição acredita no potencial de cada aluno e se empenha em fornecer os recursos e orientações necessárias para transformar ideias em realizações concretas, impactando positivamente não apenas na formação dos estudantes, mas também na comunidade em que estão inseridos.

Por: Karla Almeida