Campus Colinas realiza aula prática sobre gênese e morfologia do solo aplicada a áreas degradadas

Por em 21 de maio de 2024

Em uma iniciativa conjunta entre a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Colinas e a direção do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, uma aula prática foi realizada na disciplina de Recuperação de Áreas Degradadas e Contaminadas. Organizada pelo professor Dr. Luis Felipe de Aquino Sousa, a atividade teve como foco a gênese e morfologia do solo aplicada à recuperação de áreas degradadas.

Durante a aula prática, os alunos tiveram a oportunidade de explorar e analisar os fatores e processos de formação do solo, bem como suas características morfológicas essenciais para a recuperação de áreas degradadas. Foram abordados diversos tipos de solo, seus processos de formação e características morfológicas, incluindo cor, estrutura e textura.

O principal objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos um entendimento prático dos processos de origem do solo e suas influências na morfologia. “Compreender os fatores de formação e as características morfológicas do solo é crucial para a tomada de decisões eficazes em projetos de recuperação ambiental”, explicou o Professor Luís Felipe Aquino. A aula prática foi essencial para que os alunos pudessem aplicar os conceitos teóricos estudados em sala de aula a situações reais, fortalecendo suas habilidades e preparação para futuros desafios profissionais.

A atividade ocorreu no município de Colinas, onde foram visitados três diferentes perfis de solo, cada um localizado em distintas áreas da região. Essa diversidade permitiu aos alunos observar e comparar as variações nas características morfológicas dos solos em diferentes contextos ambientais.

Durante a visita, os alunos estudaram detalhadamente os solos, identificando e analisando aspectos como a cor, que pode indicar a presença de matéria orgânica ou óxidos de ferro, a estrutura, que influencia na permeabilidade e na aeração do solo, e a textura, que afeta a capacidade de retenção de água e nutrientes. Essas observações são fundamentais para a formulação de estratégias eficazes na recuperação de áreas que sofrem processos de degradação.

Segundo o professor Aquino, atividades como essa são de grande importância, pois capacitam os alunos com conhecimentos práticos e teóricos essenciais para a recuperação de áreas degradadas. “A aula prática permite que os alunos apliquem os conceitos estudados em sala de aula a situações reais, fortalecendo suas habilidades e preparação para desafios profissionais futuros”, destacou o professor.

Além disso, essa experiência contribui para a formação de profissionais qualificados que podem atuar de maneira responsável e sustentável na gestão ambiental. Ao entenderem os processos de formação do solo e suas características, os alunos estão melhor preparados para desenvolver e implementar projetos de recuperação ambiental eficazes, contribuindo para a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais.

Por: Karla Almeida