Alunos do curso de Letras da Uema realizam a 1ª oficina do projeto A Linguagem da Paz no Ensino

Por em 24 de maio de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Timon, realizou a primeira atividade do projeto “A Linguagem da Paz no Ensino” no último dia 17 de maio.

O projeto foi iniciado com a promoção da oficina intitulada “Correio da Paz”, com os alunos da escola Justiniano Guedes, localizada no Povoado Tamanduá em Timon.

A oficina teve como objetivo promover integração com os valores dos sentimentos da gratidão, esperança, amor, perdão e gentileza por meio de uma atividade de escrita.

As atividades da oficina iniciaram com os voluntários do projeto aplicando o do jogo “dado da paz”, em que cada lado do dado continha uma frase de motivação para os alunos.  Explicados os valores em sala de aula, os alunos foram incentivados a escrever uma correspondência para alguém da sua própria escola.

A orientadora do projeto e chefe do departamento de Letras, professora Leonildes Facundes, destacou a importância da oficina na escola. “A oficina é importante, pois é uma ação concreta para estimular e trabalhar com os alunos a temática da paz. Só existe paz em lugares que podemos usar da linguagem com respeito, cordialidade e sabedoria”, disse.

A próxima oficina irá acontecer, segunda-feira (27), na outra escola contemplada pelo projeto, a Escola Emílio Falcão, também localizada em Timon.

Sobre o projeto A Linguagem da Paz no Ensino

O projeto tem como objetivo difundir a educação da “paz” em escolas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano), por meio de ferramentas da linguagem oral e produção de relatos de experiências, explorando as vivências de cada indivíduo em suas realidades sociais.

Saiba mais sobre o projeto

Por: Karolynne Sodré