Alunos do curso de Letras da Uema iniciam projeto “A Linguagem da Paz no Ensino”

Por em 23 de maio de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Timon, deu início ao projeto “A Linguagem da Paz no Ensino”.

O projeto tem como objetivo difundir a educação da “paz” em escolas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano), por meio de ferramentas da linguagem oral e produção de relatos de experiências, explorando as vivências de cada indivíduo em suas realidades sociais.

Em abril de 2024, os integrantes do projeto visitaram duas escolas que serão contempladas pelas atividades do projeto, sendo elas, a Escola Justiniano Guedes Vasconcelos, localizada no Povoado Tamanduá, e a Escola Luiz Falcão, localizada na comunidade Estiva, ambas em Timon.

Quatro cursos serão ministrados nessas escolas, abordando temas como escrita de correspondências, compreensão da tonalidade da voz, habilidades de escrita de experiências e palestras com profissionais especializados.

O projeto terá duração de 2 anos, mesclando oficinas e relatos de experiências que serão produzidos pelos alunos. Ao final, a intenção é que essas produções possam compor um livro, para que, assim, fique consolidado uma relevância social para a comunidade.

O projeto é coordenado pela orientadora do projeto e chefe do departamento de Letras, Profª Leonildes Facundes e conta com a participação de cinco alunos do curso de Letras da Uema, entre eles: Amanda Lima, aluna bolsista, e os voluntários: Fernanda da Silva, Leonardo Soares, Robson Kaique e Pedro Henrique.

A professora Leonildes Facundes, destacou a importância do projeto nas escolas. “Ressalta-se a importância de construção da paz no ensino das escolas como forma relevante de mudanças da cultura social, tendo em vista que as crianças têm uma sensibilidade que lhes é peculiar, com vigor de quem está começando a descobrir os grandes fatos e acontecimentos de suas vidas”, disse a orientadora.

As práticas desenvolvidas estarão centradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 16 (paz, justiça e instituições de paz) da Agenda 2030 propostas pela ONU.

Por: Karolynne Sodré