Alunos de Ciências Biológicas do Programa Ensinar/Uema visitam Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes de Icatu

Por em 22 de maio de 2024

Os alunos do Curso de Ciências Biológicas, do Polo Icatu, do Programa Ensinar Formação de Professora da Universidade Estadual do Maranhão, visitaram a Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA). O momento fez parte da disciplina Sociologia da Educação, ministrada pela professora Márcia Cristina Gomes.

O objetivo foi compreender os espaços não formais de educação como importantes aliados da aprendizagem de estudantes, pois permitem uma contextualização social, cultural, ambiental e histórica dos saberes.

Para a Profa. Márcia, o momento foi de extrema importância para o aprendizado dos alunos. “A disciplina de Sociologia da Educação tem por objetivo, dentre outros, analisar a escola como espaço sociocultural, sua dinâmica e saberes. Então, os alunos puderam compreender que os espaços não formais de educação são importantes aliados da aprendizagem, pois permitem uma contextualização social, cultural, ambiental e histórica desses conhecimentos e contribuem para a formação cultural e científica de pessoas, em particular, as que estão em processo de formação inicial para o exercício da docência na Educação Básica e que precisam articular os conhecimentos gerais com os saberes locais”, disse ela.

Na ocasião, além da visita ao espaço, ainda tiveram uma conversa com o presidente da Academia, o historiador José Almeida, sobre a história de Icatu. Na oportunidade, eles, ainda, fizerem uma visita ao centro da cidade.

“Obtivemos grandes aprendizados durante a visita e também pudemos observar o quanto a nossa cidade é rica culturalmente. A própria instituição disponibiliza artefatos históricos que compõe toda a sua trajetória tanto cultural quanto histórica. Além de ser representada por um grande historiador local, o digníssimo e presidente José Almeida. Deixo aqui meus agradecimentos à professora Márcia, por ter nos proporcionado um momento tão belo e rico em conhecimento e aprendizado”, destacou a aluna Fabiana dos Santos Ribeiro.

Por: Paula Lima