Uema participa do Fórum Maranhão: Transição Energética

Por em 29 de maio de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou na tarde desta terça-feira (28), juntamente com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Centro Universitário do Maranhão (CEUMA), uniram forças com o Conselho Maranhão Export para debater sobre transição energética. O ‘Fórum Maranhão Transição Energética: como tornar viáveis e sustentáveis as perspectivas anunciadas’, reuniu líderes do governo, empresários do setor energético e acadêmicos para discutir estratégias e soluções para enfrentar os desafios da transição energética.

Com a urgência climática cada vez mais evidente, torna-se imprescindível que todos os setores da sociedade se mobilizem em direção a um modelo energético mais sustentável e eficiente. Nesse contexto, o Fórum Maranhão surge como um espaço de diálogo e reflexão, para discutir estratégias e soluções viáveis para esta transição. O tema central do fórum, “Como tornar viáveis e sustentáveis as perspectivas anunciadas”, destaca a importância de não apenas estabelecer metas ambiciosas, mas também de desenvolver estratégias realistas e eficazes para alcançá-las. Os participantes discutiram políticas públicas, inovações tecnológicas e modelos de negócios que possam impulsionar a transição energética de forma eficiente e inclusiva.

“Fico feliz de vê aqui em um fórum de estrema importância como este a presença de diversos alunos de vários cursos. Estamos falando de uma questão que surgiu no passado, mas que afeta todas as gerações, principalmente a geração mais jovem. Todos nós somos responsáveis da mudança de paradigmas e principalmente para enfrentar essas questões que estão aí, infelizmente, por meio de tragédias, por meio de mortes, por meio de catástrofes”, comenta o reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Canales.

Em sua fala, o professor do Curso de Agronomia, Luciano Muniz, apresentou a startup MA Carbon, encubada na Uema e destacou: “Hoje a nossa agropecuária tem a capacidade de aumentar sua produção de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e a produtividade. Sendo assim, nosso objetivo principal está em tratar a agropecuária dentro da universidade com a combinação entre tecnologia e sustentabilidade”.

O Fórum Maranhão: Transição Energética representa um marco histórico na trajetória do estado em direção a um desenvolvimento mais equitativo e ambientalmente responsável. Ao reunir diferentes atores sociais em torno de um objetivo comum, damos um passo significativo na construção de um futuro mais sustentável para todos os maranhenses.

Por: Gabriela Siebra
Fotos: Rafael Carvalho