Últimos dias para inscrição de novos docentes no PPG-BIONORTE do Maranhão

Por em 2 de abril de 2024

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia – Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE), sediado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está em fase final de inscrições para o processo de credenciamento de novos docentes para o curso de Doutorado, para o período de 2025 a 2029.

A Rede BIONORTE destaca que o prazo para inscrições se encerra em 12 de abril, sendo necessário realizar o procedimento diretamente no portal da BIONORTE: www.bionorte.org.br.

Ao todo, estão abertos nove editais de credenciamento, um para cada polo estadual da BIONORTE, com uma distribuição específica de vagas. No caso do Maranhão, estão disponíveis 25 vagas para docentes permanentes, incluindo jovens docentes permanentes.

É importante ressaltar que somente serão aceitas as inscrições de docentes vinculados às instituições participantes da BIONORTE, conforme listado em cada edital. Além disso, há direcionamento de vagas para docentes de instituições sediadas em municípios do interior.

O processo de credenciamento contempla tanto docentes permanentes quanto colaboradores, incluindo jovens docentes permanentes. O próximo edital de credenciamento de docentes da Rede BIONORTE está previsto para 2029.

Esta é uma oportunidade única para novos pesquisadores integrarem a rede de doutorado BIONORTE, reconhecida como uma das principais redes de formação de doutores na região da Amazônia Legal. Apesar da sede permanecer na UFMA, a coordenação estadual agora é da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) evidenciando o compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico na área de biodiversidade e biotecnologia.

O processo de credenciamento busca estabelecer critérios para a seleção de docentes que participarão de atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidas pelo PPG-BIONORTE durante o quadriênio mencionado.

Podem se inscrever docentes e pesquisadores das seguintes instituições: Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade CEUMA (UNICEUMA), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), desde que estejam em efetivo exercício profissional na instituição e possuam vínculo institucional de 40 horas semanais ou dedicação exclusiva.

Os interessados devem preencher corretamente todas as informações solicitadas no formulário de credenciamento disponível no portal da Rede BIONORTE (www.bionorte.org.br) e anexar os documentos requeridos em formato PDF, com tamanho máximo de 5 megabytes cada.

A homologação das inscrições será realizada até 16 de abril de 2024, com os resultados sendo divulgados na página eletrônica do PPG-BIONORTE (www.bionorte.org.br).

O resultado final do processo de credenciamento será anunciado até 10 de junho de 2024, também na página eletrônica do programa.

Por: Karla Almeida