Uema realiza Acolhimento Acadêmico no Campus Paulo VI: Promovendo inclusão e interação

Por em 3 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) abriu suas portas para uma jornada especial de boas-vindas aos alunos, calouros e veteranos, do Campus Paulo VI, através do evento de Acolhimento Acadêmico, realizado ao longo de todo o dia de hoje (03). Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), esta iniciativa teve como objetivo estabelecer um ambiente de acolhimento e inclusão, fomentando a interação e a solidariedade entre todos os membros da comunidade acadêmica.

Com o tema “Vivendo a sua Melhor Fase”, a programação contou com atividades diversificadas, desde apresentação da gestão superior aos novos alunos até iniciativas educativas e culturais. Além disso, houve a presença das diversas unidades da Uema, representadas em stands, permitindo que toda a comunidade acadêmica, especialmente os novos alunos, conhecessem melhor as diferentes áreas de atuação da instituição.

O evento também foi uma oportunidade para reconhecer e honrar algumas das instituições parceiras da Universidade, cujo papel tem sido fundamental em diversas áreas. Entre os homenageados estiveram a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), pela sua contribuição para o fortalecimento da CT&I no Maranhão; a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), pelo seu compromisso com a preservação ambiental; a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), pelo apoio aos produtores rurais; e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDES), pelo seu engajamento em ações sociais.

Além disso, o evento contou com a presença de representantes de outras instituições parceiras da Uema, como o SESI, IEL e o 24º Batalhão de Infantaria de Selva “Batalhão Barão de Caxias”, que também foram homenageados.

O secretário da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Pedro Chagas destacou: “É uma grande satisfação estar aqui na Uema com todos vocês. Lembrem-se sempre de que são vencedores, conquistaram algo que poucas pessoas conseguem. Aproveitem esta oportunidade para fazer a diferença na vida das pessoas e na sociedade. Utilizem o conhecimento adquirido aqui para transformar a realidade do Estado do Maranhão. Façam amizades positivas, sejam firmes e confiantes. Cada segundo aqui na Uema é uma oportunidade para vivenciar os melhores momentos de suas vidas, e lembrem-se, vocês têm todo um suporte aqui na universidade. A universidade é o primeiro passo para o sucesso de vocês”.

Para o reitor da Uema, Walter Canales “esta é uma fase que irá transformar as suas vidas. Na universidade, vocês terão acesso não apenas ao ensino, mas também à pesquisa e extensão. Além disso, vivenciarão o empreendedorismo e a inovação. A internacionalização é uma oportunidade que vocês não devem deixar escapar, assim como outros setores importantes que a universidade oferece. Lembrem-se sempre de que a Uema abre as portas para um mundo de possibilidades. Não somos perfeitos, mas estamos empenhados em oferecer o melhor para que tenham uma jornada maravilhosa aqui na Uema. Desejo muito sucesso a todos”.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, expressou sua satisfação em receber os alunos, “ao dar as boas-vindas neste dia especial, desejo a todos um momento repleto de alegria e entusiasmo. Estar na melhor universidade do estado do Maranhão é um privilégio que certamente moldará o caminho de vocês para se tornarem grandes profissionais. Que esta fase na Uema seja uma das mais memoráveis e transformadoras de suas vidas”, disse Ilka Serra.

Este evento de Acolhimento Acadêmico ressalta o compromisso da Uema em criar um ambiente propício para o crescimento pessoal e profissional de seus estudantes, fortalecendo, assim, sua missão educacional no Maranhão.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luis Paulo