Uema participou da 1ª Missão Técnica que explorou desafios e oportunidades na cadeia do Mel no Maranhão


Por em 4 de abril de 2024



                           

Entre os dias 25 e 27 de março de 2024, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Laboratório de Apicultura e Meliponicultura (LAPIMEL), participou da 1ª Missão Técnica, em conjunto com diversas entidades parceiras, com o objetivo de investigar a Cadeia Produtiva do Mel no estado do Maranhão e compreender os desafios enfrentados pelos produtores de mel de abelhas africanizadas e de abelhas indígenas sem ferrão.

                           

A missão, realizada a convite da EMBRAPA – COCAIS, foi uma iniciativa crucial para analisar o cenário atual da apicultura e meliponicultura no Maranhão, considerando a riqueza dos ecossistemas locais e os desafios enfrentados pelos produtores. O mel, um produto nobre, é resultado do trabalho das abelhas, e apesar de sua importância e potencial, os produtores encontram obstáculos que dificultam o pleno desenvolvimento dessas atividades.

Durante os três dias de missão, foram visitados três municípios-polo da criação de abelhas no Maranhão: São Bento, Governador Nunes Freire e Santa Luzia do Paruá. Representantes de diversas instituições, como AGERP, EMBRAPA, SEMA, BNB, SEBRAE, FEMAMEL e Prefeituras Municipais, estiveram presentes, contribuindo para uma visão abrangente dos desafios e oportunidades da cadeia do mel.

                             

Os professores Dra. Eleuza Gomes Tenório e Dr. José Maurício Dias Bezerra, do LAPIMEL da Uema e do Grupo de Pesquisa APIMELI ZOOTEC participaram ativamente da missão, compartilhando sua vasta experiência nos estudos e na criação de abelhas africanizadas e de abelhas sem ferrão, especialmente a Tiúba, uma das espécies mais tradicionais e comumente criadas no estado.

Essa iniciativa demonstra o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento sustentável da apicultura e meliponicultura no Maranhão, buscando superar os desafios e explorar as oportunidades para o crescimento do setor e o fortalecimento da economia local.

 Por: Karla Almeida



Últimas Postagens