Uema lança projeto “Diálogos indígenas na Uema: fortalecendo a permanência universitária”


Por em 18 de abril de 2024



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae/Uema), lança na manhã desta quinta-feira (18), o projeto “Diálogos indígenas na Uema: fortalecendo a permanência universitária”, sendo parte integrante do Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade (Pipou), oriundo do Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN), que também conta com a parceria da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fapead). 

O projeto visa promover espaços de discussão e convivência para os estudantes indígenas nos campi da Universidade Estadual do Maranhão, tendo em vista o fortalecimento do diálogo entre a comunidade estudantil indígena com a instituição, bem como a criação de um documento com propostas que possam pautar políticas de acesso, permanência e visibilidade indígena no ambiente universitário. 

Dentre os objetivos específicos do projeto, existe a fomentação para a realização de fóruns nos campi onde há a maior concentração de alunos indígenas de diferentes cursos e a realização do I Fórum Estadual Acadêmico Indígena da Uema, no Campus Paulo VI, em São Luís, como forma de culminância dos fóruns realizados nos campi. 

“O que vemos aqui é cumprimento da missão da Universidade que é a inclusão. Esses alunos que de certa forma ficam dispersos em meio a tantos outros alunos não-indígenas, terão uma atenção especial para que sejam ressaltados nas ações da universidade no campo da especialização, da pesquisa, dos projetos que eles já atuam ou até mesmo os incentivando a atuar para mostrar e reforçar todas as potencialidades desses alunos”, enfatiza o reitor. 

Presentes na solenidade de lançamento, estavam o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Prof. Dr. Walter Canales, a Pró-reitora de Extensão e Assuntos estudantis, Prof.ᵃ Dr.ᵃ Ilka Serra, acompanhada de sua equipe de assessoria técnica da pró-reitoria, Prof. Edson Dias, Coordenador Financeiro do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica do Maranhão (Proetnos/Uema), no ato representando a Prof.ᵃ Dr.ᵃ Marivânia Furtado, Coordenadora Geral do Proetnos/Uema.  

Representando a comunidade estudantil indígena da Uema, estavam os estudantes Brenda Guajajara Viana, aluna do curso de Pedagogia Licenciatura do Campus de Santa Inês e Cristiano Caragiu Viana Guajajara Júnior, aluno do Curso de Engenharia da Computação do Campus Paulo VI. 

“Ingressei no Curso de Engenharia da Computação por gostar muito de tecnologia e matemática, e pela minha experiência, vejo que em nossas comunidades existe a falta de profissionais indígenas na engenharia da computação, na criação de softwares, e programas que possam ser úteis para nossa vivência. Logo na primeira oportunidade que surgiu para mim, já que não tinha conhecimento do curso de engenharia da computação, me inscrevi no vestibular PAES da Uema e passei. Hoje, sendo discente, vejo que muitos dos meus colegas estavam tendo contato pela primeira vez com um indígena em sala de aula, e acredito que nenhum indígena já passou pelo curso de engenharia da computação na universidade, creio que sou o primeiro. Porém, mesmo sendo o primeiro, foi muito bem acolhido por meus colegas de turma e demais alunos do curso, já que para muitos outros indígenas não encontram esse suporte para continuar no curso, e acabam por desistir e esse projeto vem exatamente para possibilitar a permanecia desse aluno”, diz Cristiano Caragiu. 

“É uma ação de alunos indígenas para alunos indígenas, e é com essa perspectiva que construímos uma política mais consolidada em termo de acesso à Universidade. O papel da pró-reitoria é em exatamente permitir que essas ações extensionistas sejam viabilizadas aos alunos, e em um projeto grandioso como esse, permite que haja uma troca de saberes única, onde buscamos e buscaremos cada vez mais aprender sobre as demandas e solicitações de vocês”, comenta a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Prof.ᵃ Dr.ᵃ Ilka Serra. 

Também estavam presentes na solenidade o Prof. Marcelo Vasconcelos, diretor do Campus Uema em Santa Inês, a Prof.ᵃ Ana Rita Bezerra, diretora do Campus Uema em Grajaú, a Prof.ᵃ Ariadne Enes Rocha, Assessora Chefe da ODS Uema, além da equipe gestora e técnica da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis e da Reitora da Universidade Estadual do Maranhão. 

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens