Uema faz homenagem ao professor Emanoel Gomes de Moura

Por em 3 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou, nesta quarta-feira, dia 03 de abril, no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (PPGA), Campus Paulo VI, o descerramento da placa de homenagem ao professor Emanoel Gomes de Moura,  que faleceu no último dia 21 de março, aos 75 anos.

A cerimônia foi organizada pela coordenação do PPGA, na pessoa da professora Thaís Roseli Corrêa, e participação de professores e alunos do programa, com o apoio da Reitoria e do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

O evento, que teve início com o acolhimento dos 8 alunos do doutorado e 6 do mestrado contou, ainda, com a presença do reitor Walter Canales, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Cheche, de familiares, e do ex-reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, um dos criadores do mestrado em Agroecologia, em 1994, quando era pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Conforme o reitor Walter Canales, a homenagem ao professor Emanoel, tem muito significado porque ele é um símbolo para a Uema, foi um homem dedicado, comprometido e sempre fazia mais do que estava ao seu alcance. Na visão do professor, Emanoel vivia a universidade, tratalhou até o último dia de sua vida, contribuindo para a formação de muitos alunos e, além disso, teve participação decisiva na pós-graduação da instituição como um dos primeiros professores a levantar esta área na Uema. “Hoje estamos aqui fazendo uma merecida homenagem ao nosso querido Emanoel, juntamente com a família, professores e alunos, em um momento de muita emoção”, destaca o reitor.

De acordo com a coordenadora do PPGA, professora Thaís Roseli, hoje é um dia de emoção, quando os que fazem o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, homenageia o professor Emanoel. “Deixamos aqui nossos agradecimentos pela grande contribuição dada por ele não apenas na pós-graduação, mas também na agricultura do Maranhão. Ele publicou diversos trabalhos nesse sentido, deixando, assim, um grande legado. O professor Emanoel foi membro da Academia Maranhense de Ciências, formou muitos estudantes, foi um dos pioneiro na mudança da agricultura itinerante para a agricultura sustentável, entre outros feitos”, declara.

Para Alana Moura (filha), a homenagem foi justa e pertinente, porque seu pai foi um homem dedicado à Uema e à vida dos agricultores, principalmente no Maranhão e, por meio do PPGA, segundo ela, melhorou a produtividade de várias lavouras de subsistência, prova disso, foi o trabalho que realizou em Santa Rita, num assentamento quilombola, onde conseguiu aumentar até 50 vezes, a produtividade do milho, substituindo o corte-queima pela aplicação de gesso e biomassa. “Eu acredito que um dos sonhos de meu pai era usar a pesquisa e o conhecimento científico para aplicar na extensão, o que na minha opinião, foi concretizado. Ele tinha uma missão, cuidar da família e da agricultura, isso foi cumprido muito bem”, disse Alana.

O professor Emanoel ingressou na Universidade Estadual do Maranhão, em 1986, notabilizando-se pela competência e pelo espírito de contribuição. Durante a vida profissional na instituição, desempenhou diversas funções administrativas, a exemplo da direção e administração do Núcleo Tecnológico de Engenharia Rural por nove anos (1995-2004), além da atividade principal de docência no Curso de Agronomia.

Foi liderança decisiva na implantação do Curso de Mestrado em Agroecologia (1994), hoje Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, com os cursos de mestrado e doutorado. Atuou, neles, como professor, pesquisador e orientador de muitos dos que se inscreveram como alunos, sendo um dos coordenadores.

Por Alcindo Barros