II Colóquio Pedagógico Online: Encontro promove reflexões sobre educação de adultos e idosos
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 8 de abril de 2024
Nos dias 10 e 11 de abril de 2024, o Campus Bacabal da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Coordenação do Projeto de Extensão “Multiletramentos Culturais: Formação de Alfabetizadores para Adultos e Idosos”, e em parceria com a Coordenação da EJA-SEMED/Bacabal, promoverá o II Colóquio Pedagógico Online. Com o tema “Orientações Psicopedagógicas para Adultos e Idosos”, o evento busca explorar a importância da prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA), reconhecendo que o aprendizado nessa fase da vida é mais eficaz quando os conhecimentos são relevantes e significativos para os alunos.
O colóquio, que será realizado de forma virtual, tem como objetivo socializar orientações psicopedagógicas para ações educativas ou mediações pedagógicas destinadas a pessoas adultas e idosas. Além disso, pretende compartilhar orientações pedagógicas com profissionais da área, visando contribuir para o desenvolvimento da inteligência emocional desses indivíduos em seus processos de aprendizagem.
O evento contará com palestras de especialistas na área. No primeiro dia, o psicólogo Daniel Pinto do Nascimento abordará o tema “Autoestima na fase adulta”. Já no segundo dia, a psicopedagoga Laiane da Silva Barros discutirá “Orientações Psicopedagógicas para Adultos e Idosos”. Ambas as palestras serão às 19h.
As inscrições para o colóquio estão abertas até o dia 10 de abril e podem ser feitas através do link AQUI.
Entre os objetivos do evento estão a promoção de ações extensionistas para alfabetização de adultos e idosos, além de compartilhar as experiências educativas realizadas pelo projeto de extensão “Multiletramentos Culturais”, vinculado ao Curso de Pedagogia Licenciatura do Campus Bacabal e fomentado pelo Programa Mais Extensão da Uema.
O II Colóquio Pedagógico Online representa uma oportunidade valiosa para profissionais e estudantes da área de educação aprofundarem seus conhecimentos e compartilharem experiências, visando promover uma educação mais inclusiva e significativa para adultos e idosos.
Por: Karla Almeida